Escola municipal de Atafona promove evento contra o racismo

Spread the love

Estimular a reflexão sobre igualdade racial e respeito à diversidade. Esse foi o objetivo da ação realizada pela Escola Municipal Dr. Newton Alves, em Atafona, na quinta-feira, 21, data em que é celebrado o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Participaram cerca de 100 alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental.

Na abertura da programação um grupo de professores fez uma explanação sobre como surgiu o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Logo em seguida, houve a exibição do vídeo: “Ninguém nasce racista”, da Unicef, e da música: “De toda cor”, de autoria de Renato Luciano, que fala sobre respeito à diversidade.

Houve ainda palestra sobre o tema “Mito da raça pura e a importância da diversidade” e apresentação do livro “Dicionário antirracista: uma cartilha de palavras para serem esquecidas”, que foi contemplado na Lei Paulo Gustavo, de autoria da professora e escritora Juliana Costa. No encerramento houve oficina intitulada “Desconstruindo preconceitos linguísticos com a utilização do livro Dicionário antirracista: uma cartilha de palavras para serem esquecidas”.

O evento contou com a participação das professoras Juliana Costa, Carmem Moura, Heloísa Santos, Vanessa Pereira, da orientadora pedagógica Tatiane Almeida e da orientadora educacional Simone Melo. “Constatamos alguns casos de preconceito racial na escola em 2023 e logo após lançamos o projeto ‘Escola Antirracismo’. Desde então estamos realizando ações como essa para conscientizar ainda mais o aluno a viver numa sociedade mais justa e democrática. Toda diferença precisa ser respeitada, seja ela étnica, cultural ou de gênero”, ressaltou a orientadora pedagógica Tatiane Almeida.

A prefeita mirim, Isabella Silveira Moore, 13 anos, que cursa o 8º ano, foi uma das alunas presentes ao evento. “Gostei bastante, principalmente da palestra sobre o racismo, pois tem muita gente que ainda não tem conscientização sobre esse assunto, e é importante saber que não há diferença entre nós por conta da cor da pele. Somos todos iguais”, declarou Isabella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *