Cabo Frio envia cerca de oito toneladas de pneus para reciclagem na primeira quinzena de setembro

Spread the love

A inciativa faz parte do Programa de Logística Reversa da Comsercaf

Em Cabo Frio, os pneus inservíveis têm destino certo: a reciclagem. A iniciativa faz parte do Programa de Logística Reversa da Companhia de Serviços Públicos (Comsercaf), autarquia responsável pela limpeza urbana e iluminação pública do município. Na primeira semana de setembro, foram enviadas 2.500 unidades, o que corresponde a aproximadamente oito toneladas, à Reciclanip, empresa que faz a trituração e o reaproveitamento dos materiais, localizada em São Paulo.

O programa é uma parceria com Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e está ativo na cidade desde 2015. Cabe a Comsercaf fazer a coleta e armazenamento dos pneus, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz o agendamento do envio.

De janeiro a agosto foram enviadas 32.848 unidades de pneus para reciclagem. Em janeiro, foram 4.697 unidades; fevereiro, 4.588 unidades; março, 4.019 unidades; abril. 3.632 unidades; maio. 4.164 unidades; junho 3.833 unidades; julho, 3.476 unidades; agosto, 4.439 unidades.

“A reutilização dos pneus é uma forma de minimizar os impactos ambientais no ecossistema. A Comsercaf mantém esse serviço ativo evitando o descarte incorreto e prevenindo a poluição”, destaca a presidente da autarquia, Patrícia Brandão.

O material triturado abre um leque de possibilidades de utilização, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais e tapetes automotivos.

Além disso, a reciclagem colabora com saúde pública, afinal pneus quando descartados de forma incorreta podem se torna criadouros do mosquito Aedes Aegypti ou outros vetores.

O recolhimento é feito de segunda a sexta-feira nas borracharias cadastradas. A população também pode colaborar com o programa, levando os pneus de descarte ao depósito da Comsercaf, localizado na Rua Luiz Feliciano Cardoso, Morada do Samba, na Praia do Siqueira. Em casos de grande quantidade do material, a retirada pode ser programada pelos telefones (22) 2648-8906 ou 2648-8907.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *