São João da Barra celebra aniversário de elevação à categoria de cidade

Durante a manhã houve hasteamento de bandeiras, missa, bolo servido na praça e desfile cívico

São João da Barra comemora neste sábado, 17 de junho, 173 anos de elevação à categoria de cidade. Para celebrar a data, a Prefeitura organizou uma programação para o dia todo, incluindo hasteamento de bandeiras, bolo de aniversário, desfile cívico e inaugurações. A festa continua à noite, com shows musicais que fazem parte do calendário de eventos do Circuito Junino.

Os festejos começaram de manhã, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras na praça do padroeiro São João Batista com a prefeita Carla Caputi, a deputada estadual Carla Machado e o comandante da Agência da Capitania dos Portos, capitão-tenente Fábio Henrique da Silva. “Hoje é dia de celebrarmos nossas conquistas, o desenvolvimento do nosso município, nossa história e, sobretudo, nosso bem maior que somos nós, o povo desta terra que amamos, nós que amamos e damos vida a esta cidade”, declarou a prefeita.

A centenária Banda Musical União dos Operários, regida pelo maestro Rafael Almeida, executou o Hino Nacional Brasileiro, o dobrado que leva o nome da banda e os hinos do centenário, de autoria de João Rodrigues Pinto, e do sesquicentário, da maestrina Elza Maria Cajueiro Melo. Destaques para as participações do pianista Vinícius Martins e do coral formado pelos professores das oficinas culturais Milena Amaral, Ana Pavão, Vinícius Martins e Lidiane Sena, além do artista convidado Luciano Vicente e do secretário municipal de Cultura, Gil Miranda.

Durante o hasteamento houve performance com estátuas vivas do grupo teatral Kimera, formado por jovens da Oficina Livre de Teatro do Palácio Cultural Carlos Martins. Os atores Henryk de Carvalho e Ágatha Gama fizeram uma homenagem ao pescador Lourenço do Espírito Santo e sua esposa, que fizeram parte do povoamento que deu origem a São João da Barra.

Após a cerimônia foi celebrada missa na igreja matriz de São João Batista. Ao lado da igreja, durante toda a manhã, teve feira de adoção de cães e gatos promovida pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), com seis adoções. Ao final da missa foi cantado o parabéns pra você ao som da Banda União dos Operários, com regência de Robertinho Martins, e um bolo de aniversário de 8,80 metros foi servido ao público que lotou a praça.

Na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho foi realizado no final da manhã o tradicional desfile cívico, que teve como tema este ano “A construção da identidade sanjoanense por meio da cultura”. Participaram do desfile as bandas Amédio Venâncio da Costa, União dos Operários, José Alves Barreto, Carlito Chagas Monteiro, Amaro de Souza Paes, Derly Machado, Fusão da Bandas (Luzia Henriques e Ana Maria Gomes) e também as banda do IFF e da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes. Também desfilaram o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de São João da Barra, Secretaria Municipal de Educação, Apae, Mães Atípicas, creches municipais João Rodrigues Pinto e Marcos Medeiros Valiengo, Educandário Santa Cecília, Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino, Ciep 265 Municipalizado Prof.ª Gladys Teixeira, Colégio Municipal Domingos Fernandes da Costa, IFF, Colégio Estadual Alberto Torres, Projeto Pró-Vida e grupo teatral Kimera.

A programação da tarde contou com inauguração das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Félix de Sá e da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Sede, no mesmo prédio em frente à Santa Casa de Misericórdia – a UBS na Rua João Francisco de Almeida e a ESF na Rua Coronel Teixeira. O 17 de junho também será celebrado com atrações musicais na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, integrando a programação do Circuito Junino. À tarde teve Free Samba na tenda 1 e Pura Simpatia na tenda 2. À noite duas bandas se apresentam no palco oficial: às 19h tem show com Os Mulekes e às 22h o grupo Só pra Contrariar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *