Mais de dois mil participantes deram vida ao tema “São Pedro da Aldeia reencontra a alegria” no retorno do tradicional evento festivo
O clima de comemoração tomou conta da Avenida São Pedro na terça-feira (16/05) durante a realização do Desfile Cívico Escolar pelos 406 anos de fundação de São Pedro da Aldeia. Após três anos sem a festividade na cidade, devido à pandemia da Covid-19, a prefeitura aldeense retomou o tradicional desfile em grande estilo. O evento contou com a presença de mais de dois mil participantes, entre escolas, ONG’s, projetos sociais, instituições e bandas marciais convidadas, que abrilhantaram a programação e deram vida ao tema “São Pedro da Aldeia reencontra a alegria”.
O dia 16 de maio, data que marca o aniversário da cidade, teve início com a alvorada festiva. O rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, por último, na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Em seguida, as autoridades participaram de um café da manhã antes do início oficial do Desfile Cívico.
Sob a organização da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o desfile foi acompanhado de perto pelo prefeito Fábio do Pastel, que abriu o evento com a bandeira da cidade, percorrendo o mesmo trajeto feito pelos alunos na Avenida São Pedro, ao lado de todo o secretariado municipal. “A palavra é gratidão. Só temos a agradecer a cada pessoa que está aqui homenageando a nossa cidade nesses 406 anos. Foi o primeiro desfile da minha gestão e o primeiro desfile após a pandemia. É um momento de muita felicidade ver tantas crianças felizes desfilando e suas famílias vibrando, comemorando e curtindo essa festa. Já tivemos outros grandes eventos, como o Réveillon e o Carnaval, mas esse Desfile Cívico é a cara da nossa cidade e estava faltando acontecer para completar a nossa gestão. Eu me sinto muito feliz em ver essa avenida cheia e agradeço também a presença de cada autoridade, de cada cidadão aldeense e das nossas crianças que fizeram história nesse dia”, destacou o prefeito.
Mais de 80 escolas das redes municipal, estadual e particular, distribuídas em alas e “pelotões”, coloriram o centro da cidade, apresentando um verdadeiro show de alegria, talento e criatividade para as centenas de famílias presentes e para as autoridades municipais, civis e militares, que compuseram o palanque da Praça Agenor Santos. Na avenida, mensagens de paz, amor, fraternidade, saúde, esperança e inclusão social ganharam destaque em figurinos, cartazes e faixas, bem como homenagens alusivas a personalidades históricas e à formação econômica, social e cultural da cidade, que abriga a única Base Aérea Naval do país, a BAeNSPA.
A secretária de Educação, Sheila Atalla, enalteceu o sucesso do evento. “É uma satisfação muito grande a gente conseguir apresentar esse Desfile, depois de três anos sem esse evento, que é uma tradição da cidade. Foi um grande desafio e nos preocupamos em organizar uma festa bonita, alegre e segura, com todas as 42 escolas municipais representadas. Criamos uma Comissão Organizadora na SEMED, que trabalhou incansavelmente, contando também com a importante colaboração e apoio de outras Secretarias. Também tivemos a preocupação de homenagear a Saúde por estarmos aqui hoje, sobreviventes de uma pandemia que, infelizmente, matou muitos entes queridos nossos. Então, esse Desfile representa a nossa gratidão e a nossa alegria de podermos proporcionar essa festa ao povo”, disse.
A abertura foi marcada pelo desfile da frota geral municipal, além dos veículos componentes das forças de segurança pública do Estado e da Força Aeronaval, incluindo um sobrevoo da aeronave AH-11B Super Lynx da Marinha. Representando o Vice-almirante Fonseca Junior, o Capitão de Mar e Guerra fuzileiro naval Jonathan Sidnei da Silva, Chefe do Estado Maior do Comando da Força Aeronaval, marcou presença no evento. “É um privilégio e uma emoção muito grande participar das comemorações dos 406 anos de São Pedro da Aldeia, que é a nossa casa, a morada da Aviação Naval. Desde a década de 60, quando a Marinha se instalou aqui, existe uma ligação muito forte entre a Aviação Naval e a formação da cidade. Nós não poderíamos deixar de participar e de contribuir com o sucesso dessa festividade. A organização da Prefeitura foi muito bacana, proporcionando uma festa bastante abrangente, dando a oportunidade a todas as escolas e a todos os segmentos da sociedade de poderem participar também”, afirmou.
O desfile das escolas foi capitaneado pelas crianças da Escola Municipal Professora Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro São José, que trouxeram a temática “Recomeçar”, simbolizando o retorno às comemorações tradicionais e a celebração à vida pós-pandemia. No município, a escola, que abrange a Educação Infantil e Fundamental, também se destaca pelo trabalho de inclusão social – a unidade tem o maior número de alunos inclusos matriculados entre as escolas de ensino regular, atendendo 42 crianças com necessidades especiais.
Servidora pública da Educação há 32 anos, a diretora da unidade, Evana Peres, falou sobre a proposta da abertura. “Fomos convidados pela SEMED para abrir o desfile, uma grande responsabilidade, e ficamos muito honrados. A palavra ‘Recomeçar’ foi o nosso tema central gerador e a proposta foi pensada no sentido de transmitir a nossa emoção e alegria em retomar o desfile cívico e a todos nós que sobrevivemos e podemos comemorar a vida e o retorno à normalidade. Tivemos a participação de mais de 60 alunos da nossa escola, integrantes da equipe pedagógica e os cuidadores dos alunos, que também vieram à avenida para acompanhar os nossos alunos inclusos”, destacou a educadora.
Um dos destaques da abertura foi a emocionante homenagem prestada pela Secretaria Municipal de Cultura à educadora Luiza Maria Leal Mendes, primeira diretora da Escola de Artes Municipal e atuante há mais de 35 anos no funcionalismo público, falecida este ano. O evento também contou com a participação especial de crianças, adolescentes e jovens integrantes de projetos sociais e organizações atuantes na cidade, como o Rotary Club, o Viva Vida Mulher, o Centro Cultural Passos-Ballet, o Grupo Escoteiro, o Instituto Semear, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que foi reaberta este ano em parceria com o governo municipal, atendendo um total de 94 crianças e jovens da cidade com necessidades especiais.
Ao longo de todo o evento, dezenas de bandas marciais animaram a plateia, dando ao desfile um toque especial de arte e performance. Moradores há mais de 30 anos da cidade, a família Ramos fez questão de acompanhar a passagem da banda marcial da Escola Mz. Paineira de perto. Do bairro Balneário das Conchas, Thaís compareceu acompanhada da irmã Kenya, do cunhado Alessandro e da filha Thayene, de cinco anos, para ver o filho mais velho, Arthur, de 13, brilhar na avenida.
“Sou nascida e criada em São Pedro da Aldeia, também desfilei pela Paineira e hoje ver meu filho aqui é uma emoção muito grande. É a primeira vez que ele desfila e ele estava tão empolgado que nem dormiu. Ele é trompetista e faz parte da banda marcial da Paineira e, como mãe, eu fico muito feliz em ver esse trabalho maravilhoso da escola e da Educação para oferecer uma formação musical e um entretenimento para os alunos”, destacou Thaís. “É um evento muito importante para a cidade, principalmente para as nossas crianças que adoram estar aqui e se sentem valorizadas. É um incentivo muito grande para a educação e para a arte”, complementou a irmã Kenya.
Também estiveram presentes no evento o Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo, Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia; o Tenente-Coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, Comandante da 25º Batalhão de Polícia Militar; o Primeiro-tenente PM Rafael Rocha, Comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar em São Pedro da Aldeia; o major Rafael Correa, subcomandante do Corpo de Bombeiros; o vice-prefeito Julio Lopes, os secretários de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Cultura, Thiago Marques; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Fazenda, Renaldo Martins; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Saúde, Maria Márcia Sampaio; de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves; de Administração, Marcelo Ribeiro; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Turismo, Cláudia Tinoco; de Licitações, Contratos e Convênios, Eduardo Cruz; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; e o procurador-geral do município, Peter Samerson; além do presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães, e vereadores municipais.
Uma missa solene, em prol da população aldeense, foi realizada na Igreja Matriz, encerrando as celebrações alusivas ao 406ª aniversário de fundação de São Pedro da Aldeia. O prefeito Fábio do Pastel esteve presente na celebração, conduzida pelo Monsenhor João Alves Guedes.