Serão visitados, na ofensiva de prevenção e combate à dengue, imóveis em Grussaí, Atafona e na sede do município
Nesta sexta-feira, 15, os cerca de 70 agentes de endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra estarão envolvidos em mais um mutirão neste mês de março para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Dois já foram realizados, sempre às sextas, e o quarto e último está programado para o próximo dia 22.
A ação desta sexta será nos bairros Figueira e Nossa Senhora Aparecida (Lagoa), em Grussaí; na Coreia, bairro Santa Rita de Cássia, em Atafona, sede do município (Centro) e localidades de Sabonete, Barcelos e Cajueiro. Pela programação, o trabalho vai acontecer como nos oito mutirões desde o início do ano. Foram, até agora, visitadas milhares de residências e estabelecimentos comerciais no combate direto a potenciais focos. E ainda feitas orientações sobre como evitar e também combater a proliferação do mosquito.
No mutirão da última sexta, dia 8, foram visitados 1.533 imóveis, com a eliminação de 177 depósitos do Aedes aegypti. Foram também coletadas 12 amostras para análise. A ação, ocorrida durante todo o dia, aconteceu em Barcelos, Açu, Grussaí (Figueira) e Iquipari, Atafona (Baixada), além de Palacete.
“É muito importante que os moradores abram seus imóveis e recebam bem nossos agentes de endemias. É muito importante também separar 10 minutos por semana para vistoriar seus imóveis e eliminar toda água parada”, orienta o diretor do NCZ, Marcos Machado.