Alunos fazem avaliação do Saero

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O objetivo do Saero é aferir o aprendizado e a qualidade do ensino na Rede Municipal

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer deu início às aplicações das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras – Saero 2024. Nesta terça-feira, dia 12, os alunos do 4°ano fazem o teste e no dia 14, é a vez dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Eles passarão pela Avaliação Diagnóstica – primeira das três etapas executadas ao longo do ano. Os estudantes do 1º e 2º anos também recebem o teste, que está disponível nas unidades e deverá ser aplicado até o dia 15 de março.

O objetivo da Avaliação Diagnóstica é mensurar os conhecimentos com os quais os alunos ingressam no ano letivo, bem como as lacunas de aprendizagem que podem interferir no desenvolvimento das habilidades seguintes.

A previsão é que aproximadamente 7.350 avaliações sejam aplicadas nesta primeira edição do Saero. “O Diagnóstico é o ponto de partida para o trabalho de toda a equipe pedagógica, pois ele possibilita refletir sobre as dificuldades detectadas, e assim definir e planejar ações que atendam às necessidades dos discentes”, explicou a gerente de Avaliação Educacional, Melissa Colecto.

As provas do 4º ano serão aplicadas de forma impressa. Já os alunos do 8º ano farão o teste por meio de tablets com marcação em cartão-resposta impresso. A Secretaria ressalta a importância do engajamento das equipes escolares, dos professores e dos alunos para participação da avaliação, que exerce papel fundamental para o planejamento pedagógico do ano letivo.

SAERO – Implantado em 2007, o Saero consiste em uma avaliação sistêmica em larga escala, censitária e de proficiência. As avaliações auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento educacional e políticas públicas, promovendo, assim, melhorias das instituições municipais de ensino e do processo de aprendizagem.

ETAPAS – O Saero é composto por três avaliações, desenvolvidas ao longo do ano letivo. A primeira, a Avaliação Diagnóstica, é aplicada no início do ano letivo e tem a finalidade de auxiliar professores e gestores no planejamento de intervenções iniciais, tendo em vista as informações obtidas sobre os conhecimentos e habilidades dos alunos.

A segunda, a Avaliação de Percurso, é aplicada no final do primeiro semestre, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, avaliando o quanto conseguiram evoluir ao longo do primeiro período.

Já a Avaliação Final permite verificar o processo de crescimento do aprendizado e a consequente qualidade da educação nas unidades escolares.

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