Campanha chama a atenção para o crescente número de partos prematuros, causas e consequências
A Unidade Básica de Saúde (UBS) José Félix de Sá, na sede do município de São João da Barra, promove neste mês a campanha Novembro Roxo. O objetivo é orientar famílias e a sociedade em geral sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências. O período de conscientização foi estabelecido porque em novembro é lembrado o Dia Mundial da Prematuridade, na próxima sexta-feira, 17.
Na UBS é realizada consulta com o obstetra Leandro Araújo, especializado em gestação de alto risco, todas as sextas-feiras pela manhã, mediante agendamento prévio. São considerados prematuros os bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos. Também é oferecida na unidade consultas e exames e atendimentos em ginecologia, pré-natal e consulta puerperal.
O pediatra Márcio de Carvalho, responsável pelo atendimento a recém-nascidos na unidade, reforça a importância das consultas no pós-parto do bebê. O serviço, que tem agenda aberta para todos os recém-nascidos de até 30 dias de vida, é oferecido todas as quintas, a partir das 14h.
— A revisão no pós-parto é uma consulta importante para avaliar possíveis malformações e icterícia. Além de acompanhar e orientar sobre os testes de triagem e vacinas, a evolução da amamentação nos primeiros dias de vida do bebê e a prevenção a acidentes durante o sono e o banho. Essa primeira consulta abre as portas do Sistema Único de Saúde para o bebê — informou Carvalho.
Enfermeira da UBS José Félix de Sá, Priscila Amaral reforça que o atendimento é voltado para a saúde da criança e da mulher. “Nos sensibilizamos e buscamos prestar aos pacientes atendimentos de qualidade técnica, sem perder a visão do cuidado, por meio do acolhimento individualizado, escuta e orientações”, salientou.