“Prepara Fescan” acontece dias 24 e 25 de outubro

Ação cultural acontece no Palácio Cultural Carlos Martins, com workshop visando o aperfeiçoamento de profissionais da área musical e pessoas iniciantes interessadas no segmento

Uma iniciativa inédita implementada pela Secretaria Municipal de Cultura promete agitar o cenário musical de São João da Barra e região. O “Prepara Fescan” surge com uma proposta de workshop com professores renomados de música visando aperfeiçoamento de profissionais da área e pessoas iniciantes interessadas no segmento, além dos que farão inscrição para o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan) que está com edital aberto. A ação cultural acontece nos dias 24 e 25 de outubro, no Palácio Cultural Carlos Martins, a partir das 18h30.

O workshop trará uma percepção geral da composição em música popular e suas correlações com o mundo, buscará fazer uma análise dos processos da composição (letra, melodia, harmonia, tema) buscando potencializar a criatividade, além de uma roda de conversa com curiosidades das canções brasileiras.

 

Com vagas limitadas e inscrições acontecendo no início do evento, o “Prepara Fescan” terá em seu primeiro dia, terça-feira, a professora Beth Rocha abordando “Performance do cantor na interpretação musical” direcionado ao intérprete vocal de uma música no que se refere à sua técnica vocal, nuances da voz quanto à melodia e letra, o corpo na voz – a voz no corpo, além de afinação vocal, a partir da apresentação de técnicas de interpretação que possibilitem o cantor a enriquecer sua performance no palco. Beth Rocha é preparadora vocal, regente de coro, diretora musical de diversos espetáculos, com formação em música pela Unirio e doutorado em Educação no campo da Estética pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Já no dia 25, o encontro será com o professor, compositor e baixista Rômulo Gomes que falará sobre composição e arranjo. Em seu currículo ele traz, ainda, pós-graduação em Ensino de Música Popular, além da experiência da parceria com o saudoso Johnny Alf e ter se apresentado nos palcos e/ou estúdios com artistas expressivos da MPB como Gilberto Gil, Gal Costa, Ney Matogrosso, dentre outros. Atualmente, além de seus shows autorais e de suas próprias produções, Rômulo faz parte da banda que acompanha Maria Bethânia, Zé Renato, Leila Pinheiro, dentre outros.

“O workshop é uma oportunidade para todos os interessados em música e os profissionais do segmento se aperfeiçoarem e potencializarem novos conhecimentos, seja para a participação no Fescan ou para a trajetória musical”, exalta o secretário de Cultura, Gil Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *