Meio Ambiente realiza consulta pública para criação da APA do Veiga

Spread the love

Reunião, em formato híbrido, contou com 98 participantes; sugestões da comunidade ainda pode ser enviadas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos promoveu, nesta quinta-feira, 31, a consulta pública sobre a criação de mais uma Unidade de Conservação Municipal, a Área de Proteção Ambiental do Veiga. O evento foi em formato híbrido: com reunião presencial no Auditório Municipal e transmissão on-line. Foram, no total, 98 participantes.

A criação da APA tem por objetivo proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Na mesa de abertura, a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, o subsecretário da pasta, Alex Ramos, o gestor de unidades de conservação da secretaria, Marcelo Paixão, o vereador e presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara de São João da Barra, Analiel Vianna, e o Guarda Ambiental Alan da Silva.

Marcela Toledo destacou a importância da APA do Veiga para a proteção do meio ambiente e para a promoção de um desenvolvimento sustentável. “A criação da APA visa garantir a preservação das áreas naturais e a conservação da biodiversidade, ao mesmo tempo em que busca disciplinar o processo de ocupação e o uso dos recursos naturais. Contamos com a participação e colaboração de toda a comunidade, pois juntos podemos construir um futuro mais sustentável para São João da Barra”, pontuou a secretária.

Durante a apresentação, realizada pelo gestor de unidades de conservação, Marcelo Paixão, foram apresentados detalhes técnicos sobre a criação da APA, fornecendo embasamento para a discussão posterior com o público presente e os participantes on-line.

“A consulta pública é uma oportunidade valiosa para que todos possam participar ativamente, enviando suas perguntas, sugestões e críticas, contribuindo assim para aprimorar a criação da APA e fortalecer os esforços de proteção ambiental em nossa região”, informou Marcelo Paixão.

A APA do Veiga abrange uma área total de 228,26 hectares, incluindo o trecho da orla localizado na Barra do Açu e parte da Lagoa do Veiga e as restingas do seu entorno. O estudo técnico elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos está disponível para análise, sugestões e críticas até o dia 4 de setembro, podendo ser acessado no link https://bit.ly/ETVeiga. Todas as contribuições devem ser encaminhadas à Prefeitura de São João da Barra, pelo endereço eletrônico meioambiente@sjb.rj.gov.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *