Mobilização para atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes que têm entre 2 meses e 15 anos de idade segue até dia 15 de setembro
Teve início na manhã desta quarta-feira (23), a Campanha Nacional de Multivacinação em Campos. O objetivo é aumentar os índices de imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos completos. Durante os dias da semana são 39 salas de vacinação disponíveis para atualização da caderneta vacinal. Nos próximos finais de semana haverá três grandes ações: no próximo sábado (26), no Jardim São Benedito; no dia 2 de setembro será realizado o Dia D de Vacinação nas unidades de saúde que serão divulgadas em breve; e no dia 9 de setembro a ação será no Shopping Boulevard Campos.
A primeira-dama Tassiana Oliveira e o secretário de Saúde, Paulo Hirano, convocam os pais e responsáveis a levarem seus filhos para serem imunizados contra doenças graves. “A vacinação das crianças e adolescentes é um escudo poderoso para protegê-las de doenças graves e garantir um futuro saudável, além de criar uma rede de proteção beneficiando até aqueles que não podem ser vacinados. Mãe, pai, vovó, vovô, responsável, até o dia 15 de setembro, levem seus pequenos de 2 meses a 15 anos para atualizar suas vacinas de rotina, incluindo Covid-19 e gripe. Vacine seu filho. Vacinar é um ato de amor”, disse Tassiana.
“Esse é um chamamento muito importante para todos os responsáveis, que a partir de hoje não deixem de levar seus filhos de 2 meses até 15 anos de idade a uma das nossas Unidades Básicas e também nas UPHs que estarão funcionando das 8h30 às 16h de segunda a sexta. E sábado e domingo estaremos aplicando as vacinas das 8h às 17h na Clínica da Criança e na própria Secretaria. Então, eu convoco a todos e jogo essa responsabilidade em cima dos pais e responsáveis, pois crianças sozinhas nunca vão se vacinar. É preciso que essas crianças sejam levadas para os postos de vacinação. Então, imploro a todos os pais e responsáveis que levem as crianças. Esta proteção da vacina é o melhor caminho para a proteção da saúde de nossas crianças. Contamos com a colaboração de vocês”, completou Paulo Hirano.
Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente são parte da Campanha de Multivacinação. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças de até 10 anos de idade, são elas: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio Inativada (VIP), Pólio Oral (VOP), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.
No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela. Também estão disponíveis as vacinas Influenza, que previne contra a gripe, e Covid-19 indicadas para o público acima de 6 meses de vida.
A pequena Vitória está completando três meses de vida hoje e os pais Anderson Marques e Andressa Vasconcelos fizeram questão de levá-la para receber a vacina que protege contra a meningite.
Foto: Valquíria Azevedo / Divulgação
“Temos essa preocupação dela estar com a vacinação em dia e a gente sempre vem aqui (Cidade da Criança) e, então, já foram as vacinas do primeiro mês, do segundo e agora do terceiro mês. Aqui temos um atendimento excelente, todos profissionais têm um carinho muito com a gente e a prefeitura está de parabéns por esse trabalho”, disse Anderson, reforçando que os cuidados que os próprios pais tiveram com o casal, eles mantêm com a única filha e a vacinação em dia é um deles.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury explica que a campanha tem dois objetivos. “O primeiro é atingir o maior número de pessoas vacinadas e o segundo é oferecer as vacinas em dias e lugares que as mães estarão porque sabemos que muitas trabalham durante a semana. A ideia é abrir postos aos finais de semana em horários que as pessoas possam estar disponíveis e levar seus filhos, pois temos observado que as coberturas vacinais estão muito baixas e isso pode gerar surtos e epidemias como temos visto nos últimos sete anos”, disse o subsecretário. Há cerca de 47 doenças prevenidas por vacinas, sejam elas agrupadas ou isoladas, que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.
A multivacinação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, com objetivo de retomar as coberturas vacinais em todo Brasil, cuja meta é 95%. A campanha se estenderá até o dia 15 de setembro. Para vacinar, os pais ou responsáveis legais, que estão dentro da faixa etária da campanha, precisam apenas levar os documentos pessoais do filho e a caderneta de vacinação. Os locais de vacinação podem ser conferidos (AQUI) ou através das redes sociais da Prefeitura.