Ação em comemoração de um ano do projeto aconteceu durante todo o dia desta quarta-feira (05)
Centenas de pessoas estiveram na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro, para participar da edição especial do Social + Perto, que completou um ano de oferta de serviços à população. Criado para levar atendimento para pessoas que moram em distritos e bairros mais distantes, o projeto foi realizado pela primeira vez na região central. Em um ano, foram mais de 11 mil atendimentos. Nesta quarta-feira (05), as pessoas que passavam pela praça puderam contar com corte de cabelo, aferição de pressão e glicemia, vacinação, serviços de manicure e trancista, além de orientação jurídica, inscrições em cursos, atualização do Cadastro Único, entre outros.
O Social + Perto foi criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e acontece em parceria com outras pastas, como as Secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). O evento contou com serviços destas secretarias e seus departamentos.
Através do Departamento de Programas e Projetos (DPP) da SMDHS, a população contou com serviços de manicure e corte de cabelo. A aposentada Maria da Penha Souza, que é moradora de Guarus, aproveitou o Social + Perto para renovar o visual. Ela aprovou a iniciativa.
“Tudo ótimo, porque aqui tem tudo. Eu fiz aulão de dança, cortei o cabelo e verifiquei a pressão. Dá para fazer tudo junto em um só lugar”, disse a aposentada.
A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da SMDHS também esteve no evento. As equipes realizaram avaliação nutricional da população e reforçou a importância de beber água de forma regular para manter o corpo hidratado. A aposentada Vera Natividade foi uma das pessoas atendidas pelo SAN.
“É muito importante, porque a gente fica sabendo de coisas novas e pode passar até para os nossos netos. Para mim, foi tudo nota 10. Vi meu peso e também sei que tenho que beber mais água durante o dia”, disse a aposentada.
Durante as ações realizadas nos distritos e localidades, as escolas são utilizadas como base para o projeto. De acordo com a subsecretária de Educação de Campos, Rita Abreu, a junção dos órgãos possibilitaram o sucesso do Social + Perto. “Nós temos uma extensão territorial enorme, com 231 unidades escolares e cerca de 56 mil alunos. Muitas vezes o serviço não chega amplamente. O projeto veio para oferecer a possibilidade dos atendimentos. A pasta da Educação se faz presente e estará sempre de portas abertas”, disse Rita.
A Secretaria de Saúde esteve mais uma vez no Social + Perto. No evento, a população pode se vacinar contra a Covid-19 e a gripe. O autônomo Leonardo Defante aproveitou que a vacinação estava sendo oferecida para atualizar a imunização. “Eu vim ao Centro resolver pendências quando eu me deparei com a movimentação. É uma iniciativa muito boa, porque em menos de 5 minutos eu me vacinei e saí com a 5ª dose da vacina contra a Covid e também vacinado contra a gripe”, informou.