Câmara de SJB homenageia Caputi com Medalha Barão de Barcelos

Mantendo a tradição, a Câmara de São João da Barra promoveu, nesta quarta-feira (21), a sessão solene de outorga da Medalha ao Mérito Barão de Barcelos. Desta vez, a comenda foi concedida ao ex-vereador Carlos Alberto Alves Maia (Caputi), pai da prefeita Carla Caputi. A solenidade aconteceu no Clube da Terceira Idade, onde houve também a entrega de 48 Títulos de Cidadania Sanjoanense. “Agradeço todos os vereadores por me darem a honraria de receber o título de Barão de Barcelos, que foi Domingos Alves de Barcelos Cordeiro. Ele recebeu de Dom Pedro II esse título e, para quem não sabe, começou com um engenho em Barcelos e daí veio a construção da usina. Então, está sendo uma alegria muito grande, para mim, esta noite”, disse.

O evento contou com a presença de várias autoridades, como o deputado federal Murilo Gouvêa (homenageado com título de cidadania); a deputada estadual Carla Machado; o vereador de Campos, Maycon Cruz; a subsecretária Estadual de Educação, Joilza Rangel; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Cardoso Moreira, Elias Rocha; o subsecretário Estadual de Habitação, Afonso Luiz da Silva Ribeiro; o presidente da Câmara de Italva, Joel Enfermeiro – os quatro últimos, também agraciados com títulos.

– A Medalha Barão de Barcelos é a maior honraria do Legislativo e, nada mais gratificante que homenagear não só um ex-vereador, mas um cara do bem, que sempre buscou ajudar as pessoas, um homem que sempre se reinventou e nunca fugiu da luta – destacou o presidente da Casa, Alan de Grussaí.

A prefeita contou que sente orgulho do pai por vários motivos. “Desde pequena, sempre acompanhei papai fazendo suas vendas, buscando o nosso sustento e me ensinando a ser tudo o que eu sou, falando sempre muito reto com a gente, falando acerca da palavra, da honestidade, da simplicidade, do valor ao trabalho. O que eu sou vem muito de você que me ensinou a ser uma pessoa reta, comprometida, que dá valor às coisas e às pessoas. Você é merecedor de tudo isso e muito mais”, disse Carla Caputi.

Amiga do homenageado há anos, Carla Machado também o elogiou. “A gente vem na luta há muitos anos, e o que posso falar é que os vereadores fizeram uma escolha muito acertada, valorizando a prata da terra, aqueles que gostam de trabalhar”, comentou.

Biografia – Caputi iniciou sua vida trabalhando por conta própria, ajudando seu pai que tinha uma mercearia. De lá pra cá, já teve granja, criou gado, foi açougueiro; teve um frigorífico e um barco de pesca; loja de material para construção, padaria, mercearia e supermercado. E foi incentivado por seus clientes e amigos que entrou para a vida pública. Concorreu pela primeira vez em 2000 e ganhou. Depois, foi reeleito nas eleições de 2004 e 2008. Não concorreu ao pleito de 2012. Voltou à disputa em 2016, venceu e cumpriu seu quarto e último mandato. Além de Carla, Caputi tem mais dois filhos (Pâmela e Carlos Alberto Filho) e é casado com Elizabeth Alves Rangel.

Comenda – Criada em 1999, a Medalha Barão de Barcelos homenageia sanjoanenses com relevantes serviços prestados ao município. Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades, em reconhecimento e ligação que têm, de alguma forma, com o município, ajudando no seu crescimento. Também foram homenageados com títulos, a deputada federal Dani Cunha e os deputados estaduais, Andrezinho Ceciliano, Dani Balbi e Flávio Serafini. No entanto, como não puderam estar presentes, enviaram representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *