Objetivo foi atualizar os conhecimentos referentes aos direitos do consumidor
Com o objetivo de adquirir novos conhecimentos e atualizar as informações referentes aos direitos dos consumidores visando aperfeiçoar o atendimento à população, representantes da equipe do Procon de São João da Barra participaram do Congresso de Relações de Consumo e da 30ª Reunião Ordinária da Secretaria Nacional do Consumidor. O evento, que contou com a participação dos membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, foi realizado no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 31.
Foram abordadas questões como desjudicialização, responsabilidade nas redes sociais e reparação de danos aos consumidores, empréstimo consignado, superendividamento, fake news e incitação à violência, Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), entre outros. “A nossa participação neste evento foi proveitosa e importante, uma oportunidade ímpar para discutirmos diversas políticas públicas de proteção e defesa do consumidor”, declarou a coordenadora do Procon de São João da Barra, Denise Franco.
Para a gerente do Procon de SJB, Eloíza Almeida, o evento mostrou que o município está no caminho certo com as ações já desenvolvidas para a defesa do consumidor.
— Foi uma honra participar do congresso, que contou com as principais autoridades do país ligadas aos direitos do consumidor. Saímos com a sensação do dever cumprido, tendo em vista que, além de atualizar os nossos conhecimentos para prestar um atendimento de excelência, constatamos que o nosso trabalho está no caminho certo, como, por exemplo, as ações de desjudicialização adotadas no município — frisou Eloíza.
O evento contou com a participação do secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, da Defensora Pública-Geral do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Procon/RJ, Patrícia Cardoso, do diretor executivo do Procon/RJ, Igor Costa, e da delegada da Delegacia do Consumidor, Carina Bastos. Também estiveram presentes o coordenador Jurídico da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, Plinio Lacerda, o Procurador-Geral do Ministério Público, Luciano Mattos, e o presidente da OAB/ RJ, Luciano Bandeira. Do Procon de São João da Barra, também compareceram ao evento o chefe de Fiscalização, Agrippino Neto, e a assessora Maiara Florêncio.