O presidente da FMIJ e o vice-presidente Leandro Castelo estiveram com o Ministro da Previdência Social do Brasil, Carlos Lupi. Em pauta, políticas públicas para pessoas com deficiência
Em busca de parcerias voltadas às políticas públicas para pessoas com deficiência, o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), Leon Gomes, acompanhado do vice-presidente, Leandro Castelo, esteve essa semana em Brasília, onde participou de reunião com o Ministro da Previdência Social do Brasil, Carlos Lupi. O presidente da Fundação também participou da Audiência Pública do Direito e Proteção da Pessoa com Deficiência, que aconteceu na Câmara dos Deputados.
Um dos assuntos discutidos com o ministro foi o credenciamento da Fundação pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para estabelecer parceria na oferta do serviço de reabilitação por equoterapia em Campos. “Estamos trabalhando com o aval do Prefeito Wladimir Garotinho, que também esteve em Brasília nesta semana, para outras agendas a favor do nosso município. Ter disponível este serviço na Fundação vai ser um grande avanço na reabilitação de pessoas com deficiência em nossa cidade”, explica o presidente da FMIJ, que acrescenta que já existe até um espaço na fundação para o desenvolvimento do programa.
Leon também falou da necessidade de reavaliação das regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), no valor de R$1.320,00. “O Ministro Carlos Lupi e equipe se comprometeram a iniciar estudo para elaboração de um Projeto de Lei Modificativa, visando rever as regras de concessão deste benefício. É necessário rever a renda per capita da família que tem direito a receber e é preciso que pais atípicos tenham direito a trabalho remunerado sem correr o risco de perder o BPC LOAs, uma vez que o benefício é fornecido para custear o tratamento ou atender às necessidades da pessoa com deficiência e não para custeio de vida de modo geral, como pagar luz e aluguel”, disse Leon Gomes.
A reabertura do Posto do INSS, em Guarus, fechado em 2013, também esteve na pauta da reunião com Lupi, que determinou que sua equipe técnica realize estudo de viabilidade, para a possível reabertura do posto, em prédio com acessibilidade para garantir o acesso integral de todos os munícipes, na área de Guarus.