Peça inspirada no poema “O Navio Negreiro” terá uma das apresentações na sexta-feira, 21, na Praça São João Batista
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, o Grupo Teatral Kimera com apoio da Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Cultura, realizará o espetáculo gratuito “Messori: 1888”, na sexta-feira, 21, às 16h, na Praça São João Batista, na sede do município. A peça é inspirada no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, e resgata feridas que atravessam séculos e revelam uma realidade que, embora transformada, ainda ecoa nas margens da sociedade.

Antecedendo ao espetáculo do dia 21, haverá ainda mais duas apresentações, sendo no dia 17 de novembro, às 17h30, no IFF-Campos, e no dia 19 de novembro, às 16h30, no IFF-São João da Barra.
“A peça faz um paralelo entre a vida antiga e atual das pessoas pretas, e por mais que o tempo tenha passado algumas coisas ainda não mudaram na sociedade. Por isso, resolvemos apresentar na semana que vem em praça pública, após o Dia da Consciência Negra, visando oportunizar a presença de um público maior”, disse o diretor do Grupo Teatral Kimera, Weberson Azeredo, ressaltando o apoio da Secretaria Municipal de Cultura na logística e parte da estrutura para a realização do espetáculo no dia 21.
Ainda segundo ele, o espetáculo entrelaça narrativas de resistência e identidade do povo preto, por meio de palavras, cantos, danças e memórias. “A cena vira território de luta, celebração e ancestralidade, onde o passado é revivido e o presente, questionado com força e poesia. Das senzalas aos becos urbanos, dos porões dos navios às vielas das favelas, o espetáculo afirma a potência criadora e transformadora da identidade negra”, traz a sinopse da peça.
O elenco é composto por Arthur Lima, Esther, Herick Alexandre, Karol Cruz, Kleber ‘Rebelk’ Severo, Lucas Aguiar, Paulo Avelar e Rhayssa Pequeno. Para saber mais detalhes sobre o Grupo basta acessar o perfil no Instagram @teatro.kimera.