Evento acontece no dia 11 de dezembro, no Auditório Municipal, discutindo propostas e estratégias para a emergência climática e a transformação ecológica
São João da Barra promove no dia 11 de dezembro a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, acontece no Auditório Municipal, das 9h às 17h, e tem como objetivo a discussão coletiva de propostas e estratégias para a emergência climática e a transformação ecológica.
Aberto ao público com idade acima de 16 anos, e com o tema “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”, o encontro faz parte do processo preparatório da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e incentiva a participação de moradores, representantes de ONGs, comunidades tradicionais, poder público e setor privado.
Os participantes irão se dividir em grupos de trabalho para discutir cinco eixos propostos nacionalmente: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; Governança; além de Educação Ambiental. As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente no link https://forms.gle/wRxXDacAjLA42RtJ6 e opcionalmente no link https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/cnma/f/130/meetings/657.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, a Conferência representa um marco na agenda ambiental do município. “Nosso objetivo é unir a população e promover um espaço onde possamos ouvir diferentes vozes, compartilhando perspectivas e experiências que possam guiar políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis para São João da Barra”.
Ao final do evento, haverá a eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual do Ambiente, em 2025. As propostas elaboradas por São João da Barra poderão integrar o debate nacional , contribuindo para uma resposta conjunta ao desafio climático.
“Queremos que todos se sintam convidados a participar dessa construção coletiva, para que as decisões que tomarmos sejam realmente representativas das necessidades e aspirações do nosso município”, concluiu Marcela Toledo.