SJB promove Semana da Igualdade Racial

Programação tem início dia 17, no Açu, e prossegue nos dias 18 e 19, na sede do município

Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, promoverá a Semana da Igualdade Racial nos dias 17, 18 e 19 de novembro. O objetivo é celebrar a diversidade, combatendo o preconceito e construindo uma sociedade mais justa para todos.

Para marcar a abertura do evento, que será organizado pela Coordenação Municipal de Igualdade Racial, haverá uma roda de conversa aberta à comunidade no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Açu, segunda-feira, 17, às 14h, com o tema: “Vozes Negras: Resistência e Protagonismo Feminino”. O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Instituto Federal Fluminense ficará incumbido de mediar o bate-papo.

Na sede do município a programação prossegue na Casa da Juventude, terça-feira, 18, às 14h, com o Dia da Beleza Negra com o tema: “Beleza Ancestral: Tranças, Identidade e Autoestima”. Na oportunidade, a professora Rhayssa Ribeiro e seus alunos estarão desenvolvendo o trabalho de confecção de tranças e o professor Jhonivan Bastos e seus alunos, de maquiagem, em todas as pessoas que marcarem presença. Ainda na terça, no mesmo horário, será entregue o Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, no Auditório Municipal.

O prêmio é concebido em homenagem a 10 mulheres e 10 homens da comunidade que se destacam na luta pela igualdade racial, na valorização da identidade negra e na preservação da cultura afro-brasileira em São João da Barra. Inspirado em Zumbi dos Palmares e Dandara, símbolos da resistência e da liberdade, o prêmio reconhece o protagonismo do povo preto sanjoanense e celebra aqueles que, com suas histórias e ações, mantêm viva a memória e a força da ancestralidade.

“A entrega desse prêmio, que acontece durante o encerramento da programação em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, é um gesto de reconhecimento, orgulho e valorização da nossa história”, declarou a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro.

Veja também