SJB leva demandas ao Governo do Estado durante reunião do Cosemma-NNF

rogramas estaduais, como o Cidades Resilientes, que trará a elaboração de um Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas a ser incorporado ao Comitê Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, criado pela prefeita Carla Caputi. A primeira reunião com os municípios beneficiados já está marcada para o dia 9 de setembro.

Além disso, foram confirmadas a adesão ao Programa Olho no Verde, que permitirá o acesso ao sistema estadual de monitoramento por satélite para reforço da fiscalização ambiental, e ao Programa Fumaça Zero, que atuará no combate a queimadas no território municipal. Também foi solicitado treinamento e orientação para o setor de licenciamento ambiental, em razão das recentes mudanças legais em nível nacional, além da integração ao sistema estadual digital de abertura de processos de licenciamento.

No campo do planejamento, a Secretaria de Ambiente de São João da Barra ressaltou que já elaborou, em 2024, o Plano Municipal da Mata Atlântica, com apoio da Seas, e atualmente participa de capacitação com dois técnicos para atualização do documento. A subsecretária Marie Ikemoto informou que as formações técnicas estão em andamento para atender também municípios que ainda não possuem plano próprio.

Outro tema debatido foi a reclassificação climática proposta pelo Projeto de Lei nº 1.440/2019, que pretende alterar a condição dos municípios do Norte e Noroeste Fluminense para semiárido. Foi solicitado à Seas e ao Inea que desenvolvam estudo aprofundado sobre os impactos ambientais e hídricos dessa mudança.

O secretário Bernardo Rossi anunciou que disponibilizará sua agenda para reuniões bimestrais com os municípios, garantindo acompanhamento constante das demandas, e confirmou a destinação de recursos para a reforma e manutenção do sistema de comportas da região, contemplando São João da Barra em articulação com o Comitê de Bacia do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo, a reunião reforçou a importância da articulação regional. “Foi um encontro extremamente produtivo, que reafirmou a necessidade de união entre os municípios e o Governo do Estado. Levamos pleitos concretos, recebemos respostas objetivas e conquistamos parcerias que fortalecem nossas Unidades de Conservação, ampliam a proteção da fauna e inserem São João da Barra em programas fundamentais de adaptação climática e fiscalização ambiental”, destacou.

Veja também