SJB é destaque na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Projeto desenvolvido por estudantes da escola municipal de Quixaba representou o município e o estado no evento

Através da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, da localidade de Quixaba, no quinto distrito, São João da Barra representou “com louvor” todo o estado na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Brasília, de 6 e 10 de outubro. Na oportunidade, a aluna Ana Luíza Barreto Caetano, de 13 anos, apresentou o projeto de seu grupo, intitulado “Reutilização da Fibra da Casca do Coco Verde para Filtro em Poços Artesianos”. Ele havia sido selecionado como um dos melhores na etapa estadual, no último dia 25, para representar o Rio de Janeiro no evento nacional.

Na etapa final, em Brasília, o projeto da escola da área rural sanjoanense foi um dos 17 apresentados, cada um representando um estado. Elaborado sob orientação da professora Jéssica Tardin, o projeto mostra como filtrar água de poços artesianos utilizando a fibra da casca do coco verde, uma forma de melhorar a qualidade da água consumida em comunidades rurais. Uma forma inovadora, ecológica e sustentável, com a utilização de materiais simples, presentes no cotidiano e obtidos com facilidade.

A apresentação dos projetos não teve caráter de competição entre os estados, como a chamada “briga por troféus e medalhas”, mas a proposta de difundir no seio dos primeiros anos de escola o gosto pela ciência e meio ambiente. Uma experiência única para a aluna Ana Luíza, que jamais havia pensado em conhecer a capital federal em tais circunstâncias. Uma emoção a ser guardada para sempre.

“Eu me senti um pouco nervosa, mas, ao mesmo tempo, muito feliz, por poder estar representando o meu estado e também o município de São João da Barra em um encontro tão importante”, afirmou Ana Luíza.

O sentimento é compartilhado pelo diretor da escola, Willian Freitas, que viu de perto a “gestação” da pesquisa, e pela psicopedagoga Carla Regina Dutra, que acompanhou Ana Luíza a Brasília para a apresentação.

“Foi um grande prazer participar da Conferência, após oito anos de não realização do evento. Muito importante poder dialogar sobre temas ligados à Educação Ambiental, sob a perspectiva da Justiça Climática. Agradeço aos gestores da Educação e aos pais de Ana Luíza pela confiança para acompanhá-la”, disse Carla Regina. “Foi um orgulho para a escola e o município ver Ana Luiza, do sétimo ano, representar o estado na Conferência. O projeto foi fruto do protagonismo estudantil, da dedicação da professora orientadora e da qualidade da nossa educação”, completou Willian Freitas, gestor da escola.

Motivo de orgulho também para a secretária de Meio Ambiente de SJB, Marcela Toledo.

“Essa vitória é o reflexo de uma política pública sólida e integrada. O Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) organiza as ações de educação ambiental no município, e a Feira de Meio Ambiente é a semente de onde brotam esses resultados. Parabenizo as 13 escolas que participaram da feira e as quatro que chegaram à etapa estadual, em especial a equipe da Escola Manoel Alves Rangel, de Quixaba, pela dedicação e compromisso. A conquista nacional da nossa aluna é um orgulho que pertence a todos: à comunidade escolar, às famílias, aos professores e a São João da Barra”, afirmou a secretária.

O secretário de Educação, Daniel Damasceno, também demonstrou sua satisfação. “O sucesso alcançado pelos nossos estudantes é motivo de grande orgulho. A educação de qualidade nasce do compromisso, da criatividade e do protagonismo dos nossos alunos e educadores. O projeto apresentado pela aluna Ana Luíza é um exemplo de como a pesquisa escolar pode transformar realidades locais e contribuir para um futuro mais sustentável. Parabenizo a estudante e toda a comunidade escolar por esse resultado, que eleva o nome de São João da Barra e do nosso estado. Continuaremos investindo em iniciativas que valorizem a ciência, a inovação e a consciência ambiental em nossas escolas”, concluiu.

Veja também