Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a população que vive em situação de vulnerabilidade social recebeu apoio dos programas e projetos que foram ampliados
Em 2025, o município de Campos seguiu avançando na oferta de serviços à população que vive em situação de vulnerabilidade social. Desde o primeiro ano de governo do prefeito Wladimir Garotinho, em 2021, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, criou projetos, programas e atividades em prol dos que mais necessitam.

Apenas no ano passado foram realizados grandes mutirões de atualização do Cadastro Único, atendendo cerca de 12 mil pessoas. O procedimento é de extrema importância para a permanência da população em benefícios sociais, como o Bolsa Família, do Governo Federal. Criado pela SMASC, o programa “Social + Perto” completou três anos em 2025. Durante o ano foram realizadas 10 edições, percorrendo os pontos mais distantes da cidade, contabilizando cerca de 3 mil atendimentos diversos. Para fechar o ano, a Apoe recebeu a 2ª edição do Social + Inclusivo, atendendo pessoas com deficiência e seus familiares.
O secretário Rodrigo Carvalho destacou a importância das equipes dos órgãos e departamentos ligados à pasta, que somaram forças para, cada vez mais, garantir direitos.

“Com o empenho de todas as nossas equipes, tanto da Secretaria e subsecretarias, conseguimos avançar muito em nossos atendimentos à população que vive em situação de vulnerabilidade em nosso município. Além disso, tudo foi possível, claro, com a orientação do prefeito Wladimir Garotinho, que desde o seu primeiro mandato tem a premissa de ser um gestor que cuida de pessoas. Agora, em 2026, já estamos com várias ações e metas para atender mais e cada vez melhor os cidadãos que precisam da gente”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.
APOIO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), departamento de grande importância no município, realizou, em 2025, cerca de 400 ações de abordagens sociais. Com as equipes técnicas, são ofertadas vagas em acolhimentos municipais, retirada de documentos, serviços de saúde, entre outros. Através do Centro Pop, a Assistência Social ofertou suporte para mais de 40 pessoas que estavam em situação de rua em Campos e que puderam retornar para suas famílias e suas cidades natal.
ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SEUS FAMILIARES, ALÉM DOS IDOSOS
Em 2025, a Prefeitura, através da SMASC, continuou a sua parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que são aquelas entidades que oferecem serviços de atendimento a pessoas com deficiência e suas famílias e também de acolhimento para idosos. Foram repassados mais 700 mil reais para as instituições através do Fundo Municipal de Assistência. Desde 2021, a Prefeitura aumentou em cerca de 40% o valor da per capita repassado. Junto com as instituições que atendem pessoas com deficiências foi mais uma edição do Seminário Setembro Verde.
COMBATE AO TRABALHO INFANTIL E ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS
Em 2025, a Assistência Social de Campos realizou uma série de ações voltadas para o bem-estar da comunidade, com destaque para Ações e Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI). Foi realizada a decima edição do Seminário Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, apresentando a marca de 100% das famílias identificadas em situação de exploração e trabalho infantil inseridas na rede de proteção social.
Já o programa “Criança Feliz”, que acompanha o desenvolvimento dos pequenos junto à família, teve um novo processo seletivo para visitador e supervisor em 2025, ganhando reforço de profissionais durante as visitas.
SMASC DEU APOIO ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS
No início de 2025, diversas regiões do município foram atingidas pelas chuvas de verão, como São Sebastião, Espirito Santinho, Morro do Coco, entre outros pontos. Através de uma parceria com o Governo do Estado, a SMASC entregou o Cartão Recomeçar a 564 famílias afetadas pelas chuvas. As equipes da pasta também atenderam as famílias região do Imbé, Lagoa de Cima e Serrinha, que receberam água potável e cestas básicas.
REALIZAÇÃO DE SONHOS E OPORTUNIDADE
Para encerrar o ano, foi realizada a 4ª edição do Casamento Comunitário, selando a união de mais de 20 casais com uma festa muito especial. O evento, em parceria com o Tribunal de Justiça, fornece toda a documentação necessária para o casamento, de forma gratuita, além de uma festa digna aos noivos e convidados. Também no final do ano, barbeiros de várias partes do município participaram da primeira edição da Batalha dos Barbeiros Brasil na cidade. O evento teve como objetivo valorizar os profissionais de barbearia da cidade e também os alunos dos cursos livres oferecidos pela Assistência Social.