O fenômeno será visível em todo o Brasil na quarta-feira 5

CRÉDITOS: https://revistaoeste.com/tecnologia/segunda-superlua-do-ano-acontece-nesta-semana/
Uma nova superlua poderá ser vista no céu na próxima quarta-feira, 5, em todo o Brasil e no mundo, se o tempo permitir. Será a segunda e penúltima do ano. O termo não é usado oficialmente pela comunidade científica, mas descreve o momento em que a Lua parece maior e mais brilhante, por estar próxima do perigeu — o ponto de sua órbita mais próximo da Terra.
A melhor hora para observá-la é ao anoitecer. O horário exato da Lua cheia varia conforme o fuso de cada região, mas deve surgir por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife. Não é preciso telescópio: a olho nu, já será possível perceber o brilho intenso e o tamanho aparente ampliado.
O que é a “superlua”

A expressão foi criada por um astrólogo, Richard Nolle, em 1979, e acabou popularizada por sites e entusiastas. Por isso, não há consenso entre astrônomos sobre a definição exata do fenômeno.
Tecnicamente, a Lua cheia dura apenas um instante, mas parece permanecer assim por até três dias seguidos. Quando o alinhamento acontece próximo ao perigeu — a menos de 360 mil quilômetros da Terra —, ela é chamada de superlua.
Ao portal g1, Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explicou que o satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu, quando está mais distante (a chamada “microlua”).
Em 2025, o Observatório Nacional prevê três superluas:
- 6 de outubro;
- 5 de novembro; e
- 4 de dezembro.