Secretaria de Saúde realiza trabalho de prevenção às arboviroses no Aeroporto Internacional de Cabo Frio

Agentes de endemias entregam folhetos com dicas de proteção aos turistas que chegam do exterior

A Secretaria de Saúde iniciou um trabalho de conscientização junto aos turistas estrangeiros que chegam a Cabo Frio, pelo Aeroporto Internacional. Agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica entregaram folhetos explicativos com dicas de prevenção às arboviroses, incluindo dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropouche.

O material, produzido no idioma espanhol, é entregue aos visitantes que chegam nos voos oriundos da Argentina, das cidades de Buenos Aires e Rosario. A importância de reconhecer e eliminar os possíveis focos de transmissão, sobretudo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é um dos principais pontos abordados no material gráfico.

Os esforços da Secretaria de Saúde se somam aos de outras instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que juntamente com a Polícia Federal, atua na fiscalização sanitária, recebendo passageiros e verificando se há viajantes com sintomas de doenças.

A superintendente da Vigilância Ambiental e Zoonoses de Cabo Frio, Andreia Nogueira, afirmou que a ação iniciada no último fim de semana será realizada até o início de abril, coincidindo com o término da temporada de desembarques.

“O aumento das temperaturas globais também tem favorecido o potencial de transmissão da dengue no mundo, tornando o controle aeroportuário ainda mais estratégico. Então todos os órgãos oficiais e competentes trabalhando juntos é a melhor maneira de controlar as arboviroses em nosso município”, explica.

Veja também