Em uma ação preventiva, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo deu início, há cerca de um mês, aos serviços de limpeza e desobstrução de valas, galerias e canais, desobstrução e instalação de manilhas em vários pontos de São Francisco de Itabapoana. Os objetivos são prevenir alagamentos e minimizar os transtornos que possam ser causados na temporada de chuvas de verão.
Na localidade de Gargaú, a limpeza está sendo feita em quatro canais, sendo que no canal do Parque Eólico, que tem 1.200 metros, o trabalho já foi concluído, com a utilização de uma escavadeira hidráulica. Em outro canal de Gargaú, após o Barracão, estão sendo feitas a limpeza do leito, desobstrução e limpeza de entrada e saída de água das manilhas, também com uso de uma escavadeira hidráulica.
Em Barra do Itabapoana, que tem cinco canais, as equipes estão atuando desde a última quinta-feira (23). No local, várias manilhas foram desentupidas, tanto para a entrada quanto para a saída de água. Na localidade de Deserto Feliz, já foi recuperado um trecho da RJ-204, onde uma manilha se rompeu por causa do grande volume de água.
Na localidade de Valão Seco, foi feita a abertura e desobstrução de manilhas, assim como em Santa Luzia. Em Guaxindiba, os trabalhos serão iniciados na nesta quarta-feira (29), com uma escavadeira hidráulica, que será utilizada para limpeza dos canais, além da desobstrução e colocação de manilhas.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Roberto Vinagre, as ações estão sendo feitas por determinação da prefeita Yara Cinthia com o intuito de evitar maiores transtornos para a população. “O município de São Francisco é muito extenso e temos muitas localidades que tradicionalmente sofrem no período das chuvas. Estamos realizando um trabalho preventivo para que, quando as chuvas de fato chegarem, a população dessas localidades não tenha tantos problemas. Estamos com as equipes na rua trabalhando para isso”, ressaltou Roberto, destacando que esse é um trabalho contínuo no município.