(São João da Barra) Seminário marca encerramento da formação de professores da pré-escola

O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, desenvolvido na rede municipal de SJB

Professores de educação infantil que atuam na pré-escola da rede municipal de ensino de São João da Barra participaram neste sábado, 30, no Ciep 265 Municipalizado Prof.ª Gladys Teixeira, do seminário que marcou o encerramento da formação continuada do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei). Durante o evento foi apresentado o trabalho de percurso realizado ao longo do curso, iniciado em abril.

O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), projeto criado em 2023 pelo Ministério da Educação e que tem como um dos principais objetivos garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental. Com o Leei, os 90 professores da pré-escola na rede municipal puderam ampliar o conhecimento para o desenvolvimento de práticas educativas capazes de proporcionar novas experiências às crianças com a leitura e a linguagem escrita.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o seminário foi organizado pela coordenadora pedagógica do Ciclo Alfabetizador e articuladora municipal do CNCA, Luciana Paula, e pelas coordenadoras pedagógicas de Educação Infantil, Thaís Barboza e Wanessa Vilella, que também exerce a função de formadora municipal do Leei junto com Érika Alves.

“O Seminário foi um momento significativo de trocas e reflexões acerca do caminho percorrido e das vivências construídas ao longo da jornada,” definiu Thaís Barboza. “Todos os professores que participaram dos momentos formativos estão de parabéns e tenho certeza que o objetivo inicial foi alcançado”, acrescentou Luciana Paula.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, destacou o comprometimento da educação pública municipal com a pré-escola e o desafio da alfabetização. “A Semed se dedica durante todo o ano letivo buscando cada vez mais qualidade no ensino e promover a formação dos nossos profissionais é fundamental. Nós sabemos da importância da pré-escola e por isso investimos no programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, trabalhando para cumprir o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, afirmou Angélica.

Mais Lidas

Veja também