Foram 18 estandes funcionando todos os dias da festa agropecuária, logo na entrada do Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha, garantindo renda extra para os artesãos do município
Uma grande vitrine para o artesanato sanjoanense, a ExpoBarra 2024 possibilitou aos artesãos não só a venda direta de seus produtos nos quatro dias de evento, como também foi uma oportunidade de negócios para muitos expositores.
Com um público estimado em 300 mil visitantes, o evento superou expectativas e gerou renda extra para os artesãos que ocuparam os 18 estandes, estrategicamente localizados na entrada do Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha.
Além de peças em diversas técnicas como macramê, palha, crochê, concha, biojoias, decoupage, cartonagem, de artesãos de todo o município, os doces, balas, bolos, e produtos beneficiados do pescado da cooperativa Arte Peixe fizeram sucesso com o público.
Para Mariana Gregório, artesã há mais de 20 anos, a ExpoBarra foi uma grande oportunidade de vendas. “Comecei a fazer velas artesanais com aromas e sais de banho, e estar neste espaço deu muita visibilidade. Consegui pegar uma encomenda de 150 velas artesanais, para o centro de mesa na recepção aos convidados de um casamento em março. E ainda tem a promessa de encomendar os sais de banho para os padrinhos” contou.
A coordenadora do Projeto Artesanato de São João da Barra, Vânia Pantoja, comemorou o sucesso da ExpoBarra. “O projeto tem possibilitado levar o artesanato de São João da Barra para todo o Estado do Rio de Janeiro, com participação nas feiras e eventos de turismo, mas nada é mais gratificante do que estar na nossa casa mostrando o trabalho dos nossos artesãos para quem veio nos visitar. Esses resultados se devem ao apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer”, reforçou.