(São Gonçalo) Espaço Rosa promove ações pela saúde do homem

Unidade de saúde adere à campanha Novembro Azul

 Homens que foram ao Espaço Rosa, nesta sexta-feira (22), puderam aproveitar mais serviços de saúde – incluindo o teste rápido de PSA – e de cuidados. As atividades fazem parte da Campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A unidade de saúde também abriu agenda extra e realizou mais 30 ultrassonografias de próstata.   

     Provando que o Espaço Rosa não cuida só das mulheres, a unidade ofereceu medição de pressão e teste rápido de PSA sem agendamento (exame de sangue que pode mostrar alterações na próstata). Eles também puderam aproveitar serviços de massoterapia, podologia e cortes de cabelo. Durante a tarde, houve mutirão das ultras da próstata.

     “A maioria dos homens é resistente a se cuidar e não procura atendimento médico. E eles têm o PSA à disposição. Caso dê alguma alteração, são encaminhados para o toque, Infelizmente, até os dias de hoje, o exame de toque é cheio de preconceito. No entanto, ele é necessário para a detecção do câncer de próstata, que tem quase 100% de cura se for descoberto no início. A Campanha Novembro Azul é muito importante para trazer essa conscientização”, destacou a secretária de Saúde de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour. 

     O eletricista Jorge Luiz Maia da Costa, de 47 anos, aproveitou a oportunidade para usar os serviços de saúde. “Medi a pressão e fiz o teste de PSA. Deu tudo certo. Mas estava com medo. Tenho medo de agulha. Mas mesmo com medo é importante fazer o exame. É importante saber como está nossa saúde. Tem que colocar o medo de lado e a saúde em primeiro lugar”, aconselhou.  

      A Campanha Novembro Azul tem o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA. Os homens que precisam realizar os exames podem procurar qualquer unidade municipal de saúde.

Ações nas unidades

A equipe do Programa Integral da Saúde do Homem da Secretaria de Saúde também fez apresentação informativa para os usuários em várias unidades de saúde até o fim do mês de novembro. Na última quinta-feira (21), os usuários do PAM Neves foram os beneficiados. Nesta sexta-feira (22), pacientes do Polo Sanitário Hélio Cruz assistiram à palestra de conscientização.  Confira as próximas ações:

25/11 – Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto, 10h

26/11 – USF Jardim Tiradentes, 9h30

27/11 – Clínica Municipal da Família Dr. Zerbini, Arsenal, 14h

28/11 – USF Marilea Cardoso, Jóquei, 13h

Mais Lidas

Veja também