São Francisco de Itabapoana é pioneiro e realiza Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural

Mais uma vez, o município de São Francisco de Itabapoana é pioneiro em ações realizadas no Estado do Rio de Janeiro. Começou nesta terça-feira (29) e segue até quinta-feira (31) o “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural no Rio de Janeiro”. O evento oferece diversos serviços gratuitos, como: inscrição e atualização do Cadastro de Pessoa Física (CPF); emissão e regularização do Título de Eleitor; emissão de certidões de nascimento e de casamento; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf); além de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A emissão da Carteira de Identidade (RG) será realizada apenas na quinta-feira (31).

PERSONAGENS 2

A moradora Maria Helena Dutra, que veio de Campo Novo de Cacimba, aproveitou o mutirão para resolver várias pendências. “Eu gostei muito. Para quem mora longe, poder resolver tudo em um único dia é muito bom”, disse Maria, que também cortou o cabelo e fez a sobrancelha no local. 

CORPO MUTIRÃO INCRA 1

Além dos serviços estaduais e federais, o município também disponibiliza: vacinação, serviços de manicure e corte de cabelo, emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), inscrição estadual e Declan, recolhimento de óleo usado, distribuição de mudas de árvores frutíferas, informações sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atualização do CadÚnico.

YARA MUTIRÃO INCRA

A prefeita Yara Cinthia acompanhou a abertura do evento e ressaltou a importância da participação popular. “Reunir todos esses serviços em um único lugar aproxima ainda mais a comunidade do poder público. Essa é a oportunidade ideal para atualizar a documentação de forma rápida e prática. Mais uma vez, nosso município é o primeiro a receber esses atendimentos. Em maio, fomos pioneiros no projeto ‘Agricultura Social’, e muitas outras ações importantes ainda chegarão à nossa cidade”, destacou a prefeita.

INCRA 02

A superintendente do Incra, Maria Lúcia de Pontes, explicou por que São Francisco foi escolhido para sediar o mutirão. 

— O município abriga o maior assentamento da região, o Tipity, além de dois quilombos: Deserto Feliz e Barrinhas. A importância histórica e social de São Francisco é muito relevante —, afirmou.

INCRA 01

O superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Victor Tinoco, reforçou a importância da ação.

— Este evento valoriza as mulheres quilombolas e trabalhadoras rurais, possibilitando que elas regularizem sua documentação e tenham acesso à cidadania e aos benefícios sociais do governo —, destacou.

PERSONAGENS 1

Outra participante foi Rosângela Alvarenga, que veio de Gargaú para atualizar o CadÚnico e voltar a receber o Bolsa Família. “Precisava atualizar minha documentação, pois meu benefício estava bloqueado. O dinheiro estava fazendo falta. O mutirão foi ótimo, resolvi tudo rapidinho”, contou.

3J5A1660

Também prestigiaram o evento o vereador Sorriso; a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Enaldo Barreto; a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudinei Rodrigues; e o chefe de gabinete, Jairo Batista.

Veja também