Roda de conversa dá início à programação da Semana da Igualdade Racial em SJB

Após bate-papo na segunda-feira, 17, no Açu, atividades prosseguem nesta terça, 18, e quarta, 19, na sede

Para celebrar a diversidade, em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra iniciou na segunda-feira, 17, a Semana da Igualdade Racial. Foi no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da localidade do Açu, no quinto distrito, a partir das 14h, com uma roda de conversa sob o tema: “Vozes Negras: Resistência e Protagonismo Feminino”. O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis), do Instituto Federal Fluminense (IFF), mediou o evento.

“Além do Açu, tivemos no bate-papo a presença de mulheres pretas de Barcelos, Quixaba, Mato Escuro, Barra do Jacaré e até Campos dos Goytacazes. Foi um diálogo maravilhoso sobre a consciência negra. Falar de Zumbi e Dandara, heróis da resistência negra, nos inspiram a lutar por mais políticas públicas para o povo preto. A atriz Zezé Mota é cria de Barcelos e sempre diz: o povo preto, para sonhar, precisa se empoderar e chutar a porta para passar e alcançar seus sonhos e objetivos,” afirmou a coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro.

A programação segue nesta terça-feira,18, até quarta, 19. A proposta é combater o preconceito e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa para todos. Nesta terça, às 14h, na Casa da Juventude, na sede, acontece o Dia da Beleza Negra com o tema: “Beleza Ancestral: Tranças, Identidade e Autoestima”. A professora Rhayssa Ribeiro e alunos vão desenvolver a confecção de tranças. Já o professor Jhonivan Bastos e alunos farão maquiagem nas pessoas que quiserem.

Na quarta, 19, também às 14h, acontece a entrega do Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, no Auditório Municipal. Será em homenagem a 10 mulheres e 10 homens da comunidade que se destacam na luta pela igualdade racial, valorizando a identidade negra e preservação da cultura afro-brasileira no município. Inspirado em Zumbi e Dandara, símbolos da resistência, o prêmio reconhece o protagonismo do povo preto sanjoanense e celebra a quem, com histórias e ações, mantém viva a memória da ancestralidade.

Teatro – Também para marcar o Mês da Consciência Negra, o Grupo Teatral Kimera, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizará na sexta-feira, dia 21, o espetáculo gratuito “Messori: 1888” (Link matéria). Vai ser a partir das 16h, na Praça São João Batista, na sede. A peça é inspirada no poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves. A encenação resgata feridas que atravessam séculos e revelam uma realidade que, embora transformada, ainda ecoa nas margens da sociedade.

Dois dias antes, na quarta-feira, dia 19, o mesmo espetáculo será apresentado no IFF-São João da Barra, a partir das 16h30.

Veja também