Roda de Conversa CantaRua oferece apoio a pessoas em situação de rua

A ação solidária promovida pelo Consultório na Rua, em parceria com o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), Missão Bom Samaritano e o Ambulatório LGBTQIAPN+, fez parte da programação do Dezembro Vermelho

Nesta terça-feira (10), a Praça São Salvador foi palco de uma ação solidária promovida pelo Consultório na Rua, em parceria com o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), Missão Bom Samaritano e o Ambulatório LGBTQIAPN+. A ação, que fez parte da programação do Dezembro Vermelho do CDIP, buscou levar cuidados de saúde, alimento, lazer e acolhimento às pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social da região.

Durante o evento, foram distribuídos lanches, kits de higiene pessoal e bucal, além de preservativos. No entanto, o foco da ação não se limitou a esses itens básicos, mas também se dedicou a ouvir e atender as necessidades individuais dos participantes.

A coordenadora do Consultório na Rua, Constância Prestes, também enfatizou o papel crucial dessas iniciativas para a inclusão social.

“A equipe do Consultório na Rua desenvolve regularmente ações como essa. Dessa vez, contamos com o apoio do CDIP, da Missão Bom Samaritano e do Ambulatório LGBTQIAPN+ para levar saúde, alimento e lazer para essas pessoas”, afirmou Constância.

Solange Nagime, de 75 anos, voluntária da Missão Bom Samaritano e Anjos da Noite há 12 anos, destacou a importância dessas ações de apoio. “Eu acho essas ações maravilhosas. Eu me sinto muito motivada. Estou idosa, cansada, porém quando a missão me chama, eu não penso duas vezes”, destacou Solange.

Durante o evento, a Roda de Música foi uma das atividades que ajudou a criar um ambiente de acolhimento e integração. João Victor Silva, de 25 anos, foi um dos beneficiados pela ação e expressou sua gratidão. “Parabéns a todos por esse trabalho. É muito importante para nós esse acolhimento”, disse João Victor.

A identidade original de pessoas em situação de rua é preservada, garantindo o anonimato e a segurança de todos. A equipe do Consultório na Rua é composta por oito profissionais, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem, foi responsável por garantir um atendimento integral e de qualidade.

Mais Lidas

Veja também