Durante o mês de julho, Rio das Ostras mobilizou população e profissionais de saúde em torno da prevenção, tratamento e controle das Hepatites Virais. A programação do Julho Amarelo incluiu ações de orientação nas unidades de saúde, evento no Centro da Cidade, testes rápidos e vacinação, além do 2º Seminário Municipal de Hepatites Virais. Ao todo, foram realizados 732 testes rápidos de hepatites e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.
Promovida pelo Programa Municipal de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, a campanha incluiu atividades, palestras, rodas de conversa e testes rápidos nas unidades de saúde do Município ao longo do mês.
AÇÃO NO CENTRO – No dia 28, um evento em parceria com o Conselho Gestor do Serviço de Atendimento Especializado – SAE, a AVISA (Associação de Vida e Saúde) e a Pastoral da Aids mobilizou a população, sensibilizando e orientando quanto à importância do diagnóstico, prevenção e tratamento das hepatites e outras ISTs.
A ação incluiu distribuição de insumos de prevenção e testagem rápida de hepatites virais e demais ISTs, realizada nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
TESTES – Nesse dia, foram realizados 416 testes rápidos de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. Outros 316 testes foram feitos nas unidades de saúde, dentro da programação.
Dois exames reagiram positivo para sífilis e outros dois, para hepatite C. Os casos foram encaminhados à equipe do Programa para acompanhamento.
VACINAÇÃO – A mobilização na Praça José Pereira Câmara ainda contou com a participação a equipe da Vigilância em Saúde, que promoveu atividades educativas, abordagens de orientação de saúde e aplicação de vacinas.
Ao todo, 94 doses foram aplicadas, 49 de imunização contra a hepatite B e 45, contra a influenza.
SEMINÁRIO – A programação da Campanha incluiu o 2º Seminário Municipal de Hepatites Virais, que reuniu profissionais de saúde que atuam nas equipes multidisciplinares e realizam atendimento ao público em geral e vulneráveis às IST, incluindo médicos, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social e Agentes Comunitários de Saúde – ACS.
O evento contou com apresentação de especialistas do Município e ainda da gerente Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde – SES/RJ, Clarice Gdalevici.
MOBILIZAÇÃO – Bianca Monteiro, coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/Aids/Hepatites Virais, destacou os bons resultados da campanha. “O Julho Amarelo em Rio das Ostras foi marcado por uma grande mobilização em prol da prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral às pessoas com hepatites virais e outras ISTs. Essa campanha só foi possível graças à união de esforços e ao trabalho em rede. Agradecemos, de forma especial, à equipe do Programa, à gerência estadual de Hepatites Virais, à Pastoral da Aids, à Associação de Vida e Saúde (AVISA), à Divisão de Imunização, ao Conselho Gestor do SAE e a todos os profissionais envolvidos nas unidades de saúde, nas equipes de testagem, de vacinação, de vigilância, apoio administrativo e agentes comunitários. Cada um teve papel fundamental para o sucesso das ações”, disse Bianca.
A coordenadora enfatizou os esforços do Município para seguir avançando nas políticas públicas de IST/HIV/Hepatites Virais, com responsabilidade, escuta ativa e cuidado humanizado. “O enfrentamento das hepatites não termina em julho — é um trabalho permanente, construído todos os dias, com ciência, compromisso e, acima de tudo, com pessoas”, completou Bianca.