O Encontro Pedagógico na Escola Municipal Regina Celi Passos ganhou um novo formato, com foco na sustentabilidade. Na terça-feira (1º), professores e a equipe de Suporte Pedagógico participaram de uma capacitação em Formação Ambiental Continuada sobre o tema Compostagem, promovida pelo Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEMAG). A iniciativa tem como objetivo transformar as escolas em centros de boas práticas ambientais, começando pela gestão adequada dos resíduos sólidos.
“Neste ano, estamos trabalhando a temática da compostagem como uma alternativa sustentável para o destino dos resíduos orgânicos. As escolas, por sua vez, são ambientes que geram uma quantidade significativa desse tipo de resíduo, especialmente por conta da merenda escolar. Ao adotar a compostagem, esses resíduos orgânicos são transformados em composto, que pode ser utilizado em hortas escolares e áreas verdes”, explica a técnica da SEMAG, Ana Paula Costa.
Para o secretário de Educação, José Henrique Abreu, a capacitação representa um momento de aprendizado e conscientização. “A atividade proporciona uma importante reflexão, reforçando a responsabilidade ambiental como parte essencial da educação. Ninguém melhor do que o educador para ser multiplicador de boas práticas e semear, nas nossas crianças, a sensibilização ambiental”, frisou o secretário.
A coordenadora de Educação Básica, Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Regina de Jesus, destaca a visão pedagógica da iniciativa. “As formações têm proporcionado aos professores o desenvolvimento de habilidades voltadas à gestão de resíduos e ao consumo consciente, com abordagens contextualizadas e participativas. Além disso, essas ações fortalecem a autonomia docente, promovendo protagonismo na construção de escolas mais sustentáveis”, enfatizou Regina.
Ainda segundo Regina, a educação ambiental exige ações contínuas. Desde 2022, são realizadas formações em formatos presenciais, on-line e até com aulas de campo. “Nosso objetivo é alcançar o maior número possível de profissionais, para que estejam sempre atualizados e motivados a abordar, em sala de aula, temas ambientais de forma significativa”, completou.
A capacitação em compostagem já foi realizada em outras unidades de ensino do município, como as escolas Ignácio Hugo de Souza, na Penha; Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto; e Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã. A expectativa é de que, até o final do ano, todas as escolas da rede municipal participem da iniciativa, promovendo uma mudança comportamental em relação ao descarte adequado dos resíduos orgânicos.