Agenda continua nos dias 07 e 08 de fevereiro, nas praias do Açu e Atafona
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de São João da Barra, junto com o Instituto Delas e a Equipe Sofia, vão promover uma programação especial de verão, a partir deste sábado (31), visando à prevenção, saúde e proteção das mulheres. A ação acontecerá das 9h às 12h, no Polo Gastronômico de Grussaí, com testagem de glicose, aferição de pressão arterial, orientação e prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Já no dia 07 de fevereiro (sábado), a atividade acontecerá na Pracinha da Praia do Açu, das 9h às 13h. No domingo (dia 08), será a vez do Balneário de Atafona, com atendimento ao público na parte da tarde, das 15h às 18h, próximo às churrasqueiras. Além das ações de saúde pública, o evento contará com profissionais que vão orientar o público sobre os direitos da mulher e o que fazer, por exemplo, em caso de violência doméstica, como buscar ajuda, a quem procurar etc.

Com o objetivo principal de acolher e amparar mulheres em situação de vulnerabilidade, a Câmara Sanjoanense criou a Procuradoria da Mulher, por meio da resolução nº 444/2021. Trata-se de um órgão independente, que também visa combater a violência e a discriminação contra as mulheres na sociedade, além de qualificar os debates de gênero no Parlamento e receber e encaminhar aos órgãos competentes, as denúncias e anseios da população. A Procuradoria também atende pessoas da comunidade LGBTQIA+ que sejam vítimas de violência.
O atendimento é realizado de forma presencial, na Sala Lilás (na própria Câmara), de forma gratuita. O Legislativo também disponibiliza um canal via whatsapp (22) 999790110 pelo qual a vítima ou alguém que queira fazer uma denúncia pode entrar em contato e receber toda a orientação necessária. Vale lembrar que o número é sigiloso. A procuradora e a sub-procuradora da Mulher são, respectivamente, as vereadoras, Sônia Pereira e Joice Pedra. Já a coordenadora-geral do órgão é a advogada Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha.