Procuradoria da Mulher completa 3 meses de trabalho e promove caminhada no próximo dia 06

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de São João da Barra completou três meses de atuação e vai promover, no próximo dia 06, junto com o Instituto Delas e a Associação Mulheres do Brasil, a 8ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. A concentração será às 8h, na Estação das Artes. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7MHgPv836MMKC2LvYYy3UTyzk8Fy253r115-xkq5Gb1SNIQ/viewform. Qualquer pessoa pode participar, sendo necessário apenas ir com uma blusa branca.

De acordo com a coordenadora-geral da Procuradoria, Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha, o órgão realizou, nesses três meses, 15 atendimentos presenciais, sendo todos sobre violência doméstica, além de vários de forma virtual. “Infelizmente, esse é um problema que ainda acontece, e nosso principal papel aqui é orientar essas mulheres para que a violência contra elas diminua”, explicou Auxiliadora, destacando que a caminhada visa promover uma conscientização sobre o assunto. Ela também disse que a Procuradoria está de portas abertas para acolher e amparar mulheres em situação de vulnerabilidade. Os atendimentos são realizados de forma presencial, na Sala Lilás, ou pelo whatsapp (22) 999790110. “A pessoa pode mandar mensagem sem medo, pois esse número é sigiloso. A gente não tem acesso à identificação da pessoa”.  

A Procuradoria também tem participado de várias reuniões com vistas à promoção de políticas públicas para mulheres, por exemplo, para as que têm deficiência. Também foi firmada uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), que vai resultar em uma panfletagem nos ônibus, a fim de tentar coibir o assédio às estudantes no transporte público – problema relatado pela instituição de ensino. No mês passado, a Procuradoria promoveu, na Câmara, uma palestra sobre “O equilíbrio emocional e sua relação com o câncer”, pelo Outubro Rosa. 

Como surgiu – A Procuradoria da Mulher foi instituída pelo Legislativo Sanjoanense em 2021, por meio da resolução nº 444. Em 2022, realizou palestras e a Campanha Sinal Vermelho, de conscientização pelo combate à violência contra a mulher. Com a inauguração da nova sede da Câmara (em 2024) e com o intuito de garantir um atendimento humanitário e sigiloso ao público, foi criada uma sala específica para essa finalidade, a Sala Lilás, marcando de fato, o início dos trabalhos do órgão cuja procuradora é a vereadora Sônia Pereira e a sub-procuradora, a parlamentar Joice Pedra.

E mais – Além de atender o público feminino, a Procuradoria da Mulher também atende pessoas da comunidade LGBTQIA+ que sejam vítimas de violência – seja ela física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral, bem como aquelas que necessitam de orientação sobre seus direitos ou buscam apoio jurídico e psicológico. Também acolhe denunciantes de casos de violência ou discriminação.

Procuradoria da Mulher de SJB

Atendimento Presencial: na Câmara Municipal (BR 356, s/n, Chatuba), de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h

Atendimento virtual: whatsapp (22) 999790110 ou www.instagram.com/procuradoriadamulhersjb

Veja também