Iniciativa prevê a instalação de contêiner refrigerado no município
Representantes da Prefeitura de Cabo Frio realizaram nesta quinta-feira (10) uma visita técnica à unidade da empresa Patense, em Tanguá, para avançar na formalização de uma parceria voltada à destinação ambientalmente correta das carcaças de pescado do município.
A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, prevê a instalação de um contêiner refrigerado em locais estratégicos para armazenar os resíduos gerados no Cantinho do Forte, no Mercado Municipal de Peixe, em peixarias e restaurantes especializados.
Participaram da visita a coordenadora técnica do Mercado Municipal de Peixe, Jussara Elgaly de Miranda, e o subsecretário Fanini Lopes. Segundo Fanini, a medida vai ajudar a resolver um problema histórico no município.
“Estamos dando um passo importante para acabar com o descarte irregular desses resíduos, que acabam indo para o canal ou para o lixo comum, gerando mau cheiro e impacto ambiental”.
Jussara reforça que o container, com cerca de seis metros, será utilizado para congelar as carcaças, que depois serão recolhidas pela empresa parceira de forma periódica.
“Além de evitar o descarte inadequado, essa solução vai garantir mais higiene e organização nas áreas de comercialização de pescado”, destacou.
O secretário de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, ressaltou o impacto positivo da ação.
“É uma medida concreta de cuidado com o meio ambiente e com a saúde pública, que vai melhorar a rotina dos comerciantes e da população”, afirmou.
O termo de cooperação está em fase de finalização junto ao setor jurídico da Prefeitura, com previsão de implantação do projeto nos próximos dois meses.