Anúncio deverá ser feito na próxima quarta-feira, 19, data comemorativa do milésimo gol do Rei do Futebol

Eugênio Goussinsky
CRÉDITOS: https://revistaoeste.com/brasil/neymar-pai-compra-a-marca-pele/

Pelé e Neymar sempre tiveram boa relação | Foto: Reprodução/Instagram Museu Pelé
A NR Sports, empresa comandada por Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr., comprou, por cerca de US$ 18 milhões, algo em torno de R$ 95 milhões, os direitos comerciais da marca Pelé, que estavam sob controle de grupos estrangeiros desde a morte do ex-jogador, em dezembro de 2022.
om o controle da marca Pelé, relata o portal UOL, a empresa passa a administrar o nome esportivo mais valioso da história do Brasil e do mundo. Tem como objetivo repaginar o legado do chamado Rei do Futebol numa escala global.
O negócio inclui o uso do nome, da imagem, do acervo histórico e das propriedades comerciais associadas ao Rei. A família de Pelé foi comunicada da operação diretamente pela NR Sports, e a intenção é oficializar a compra no dia 19 de novembro, data que marca o milésimo gol do Rei, embora o anúncio possa ser antecipado.
A preocupação da família era que a marca havia perdido força desde o fim de 2022, quando Pelé morreu. A antiga detentora, baseada nos Estados Unidos (EUA), dependia muito da presença física do ex-jogador em eventos e perdeu capacidade de atuação após sua morte.
Esse enfraquecimento abriu espaço para a negociação, que passou a ser acompanhada por várias empresas internacionais interessadas no ativo. A NR Sports avançou e fechou o acordo. Alinhou a aquisição a um plano mais amplo de reposicionamento global da marca.
Neymar e o legado de Pelé
A empresa já vinha aproximando a imagem de Pelé da de Neymar Jr. em peças promocionais e iniciativas recentes. Neymar mantinha uma relação afetuosa com Pelé, e seu apelido de Príncipe é uma maneira de dar continuidade, guardadas as devidas proporções, ao legado do maior jogador de todos os tempos.
A NR Sports reformou o camarote que Pelé usava na Vila Belmiro, modernizando o espaço por conta própria. O grupo também estuda integrar a marca Pelé aos projetos que desenvolve para o Santos, incluindo planos de internacionalização e modelos de gestão alternativos, como a possibilidade de uma SAF em parceria com investidores.
O pacote adquirido pela NR Sports dá à empresa poder para licenciar produtos, desenvolver linhas próprias, criar projetos audiovisuais, inclusive para o Museu Pelé, e explorar comercialmente o nome Pelé em mercados como Brasil, EUA, Europa, China e Oriente Médio.
Para reativar a imagem de Pelé, o grupo elabora estratégias de longo prazo, com apostas em produtos premium, conteúdo histórico e parcerias com marcas internacionais.