Um mutirão será realizado nesta quinta-feira e uma passeata com alunos e novo mutirão acontecem na semana seguinte

Com a proximidade do verão, quando aumentam os riscos da Dengue, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra programou uma série de três ações de prevenção à doença. São dois mutirões, sendo um já nesta quinta-feira, 13, mais um mutirão e uma passeata com alunos na semana seguinte.
No mutirão desta quinta, na área central da cidade, das 8h às 17h, os agentes de endemias do NCZ estarão mobilizados percorrendo residências e pontos comerciais checando potenciais criadouros do Aedes aegypti. Em terrenos baldios e imóveis abandonados, materiais que possam acumular água, serão eliminados.

Na terça-feira da semana seguinte, dia 18, às 9h, agentes do NCZ darão apoio a uma caminhada de alunos do 6º e 7º anos da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, na localidade de Quixaba, no quinto distrito. Na ocasião, os alunos vão segurar cartazes de alerta contra a Dengue, distribuindo panfletos educativos junto à comunidade e auxiliando os agentes em possíveis identificação de focos.
No dia seguinte, quarta-feira, 19, novo mutirão, desta vez no bairro da Chatuba, das 8h às 17h. Desta vez, os agentes de endemias adotarão os mesmos procedimentos realizados na quinta-feira da semana anterior, no Centro.
“O verão está se aproximando e temos que novamente redobrar as atenções contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor não apenas da Dengue, mas também a Zika e a Chikungunya. Cada um de nós tem um papel importante na educação da comunidade e envolver também as crianças, especialmente os alunos, nesse processo é de suma importância”, avalia o diretor do NCZ, Matheus Moreira.