O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, mas a boa notícia é que ele tem cura, se for detectado precocemente. As palavras são da médica ginecologista e mastologista, Sumara Valinho, que participou de uma palestra realizada pela Câmara de São João da Barra, na noite desta quinta-feira (30), pela agenda do Outubro Rosa, organizada pela Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo. O evento contou com a presença da deputada estadual Carla Machado e da secretária de Saúde, Arlene Valdez.

Sumara falou sobre a autoestima feminina, o que é o câncer de mama e como ele se desenvolve, os sintomas da doença e as formas de prevenção. “Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama”, explicou, salientando que toda mulher acima de 40 anos precisa fazer musculação, por pelo menos 40 minutos, de três e quatro vezes por semana. Falou também da importância do autoexame (apalpar as mamas) e da mamografia – exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama, identificando nódulos ou outras alterações que nem sempre são percebidas.

A programação contou também com uma palestra da enfermeira Geisa Segundo, que falou sobre o empoderamento feminino, destacando que a mulher tem um papel fundamental dentro de casa e na família, mas não adianta ser empoderada se não tiver tempo para cuidar de si mesma e de sua saúde mental. “Ela precisa cuidar primeiro de si para poder cuidar de sua família”, disse, salientando que o câncer de mama é silencioso, mas é preciso não ter medo, pois, em muitos casos, ele tem cura.
Carla Machado chamou a atenção para a necessidade do cuidado com o emocional e o espiritual. “Não cai uma folha sequer sem a permissão do Pai. É preciso buscar força naquele que tudo sabe e agradecer. Deixar a mágoa e a tristeza de lado e buscar a alegria”, disse. E agradeceu ao Legislativo pelo convite. “É importante a Câmara exercer essa função de fazer com que as pessoas venham para cá, que sejam conscientizadas, que tragam suas demandas. Parabenizo também a Arlene pelo trabalho que faz na Saúde do município e dizer que nós estamos juntas. Vocês podem montar conosco”.
Um momento bem marcante da noite foi a partilha da sanjoanense Manoela Meireles, diagnosticada com câncer de mama em 2022. Ela contou sobre como reagiu à descoberta da doença e como foi seu tratamento e cura. “Agradeço a Deus todos os dias”.
A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara foi criada em 2021 e, há dois meses, ganhou uma sala especial para os atendimentos. A procuradora é a vereadora Sônia Pereira e a vice-procuradora, a vereadora Joice Pedra – que também participaram da palestra ontem, ao lado dos vereadores, Eziel Pedro, Caio César e Elísio Rodrigues. Segundo a coordenadora-geral da Procuradoria, Maria Auxiliadora Fazoli da Cunha, o órgão tem trabalhado bastante. “A Procuradoria da Mulher está aberta a qualquer evento que o motivo seja a mulher, seja em relação à saúde, seja em relação ao empreendedorismo, seja em relação à violência doméstica, enfim, tudo que a Casa Legislativa possa trazer em relação à Mulher, a Procuradoria estará sempre de portas abertas”, disse.