Iniciativa está presente em SJB desde 2018, com patrocínio da Chevron e organização do Instituto Aliança, e funcionou até o ano passado como contraturno
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde de segunda-feira, 18, no auditório municipal, a cerimônia de encerramento do ano letivo da disciplina Projeto de Vida, que em 2023 passou a integrar a grade curricular das turmas do 6º e 9º anos do ensino fundamental II e Acelera III. O evento contou com a participação de professores, coordenadores e alunos e apresentou os resultados obtidos no ano letivo.
Patrocinado pela Chevron, empresa de petróleo e gás natural, e desenvolvido pelo Instituto Aliança, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), o Projeto de Vida está presente em São João da Barra desde 2018. Até 2022 funcionava como contraturno e atendia apenas alunos do 9º ano e do Acelera III que se inscreviam voluntariamente, com atividades duas vezes por semana.
A partir de 2023 o Projeto de Vida tornou-se componente curricular, presente nas 12 unidades da rede municipal que possuem turmas do ensino fundamental II, totalizando 55 turmas com 1.184 alunos e 10 professores. Para o ano letivo de 2024 a disciplina estará presente também na grade curricular do 7º ano do fundamental II e do Acelera II, ampliando para 90 turmas e 1874 alunos e com mais sete professores. A proposta é que novos avanços ocorram em 2025 e a disciplina seja desenvolvida totalmente pela Semed a partir de 2026.
— O Programa TPPF está presente na rede municipal há cinco anos promovendo grandes transformações na realidade escolar de São João da Barra, impactando a vida dos nossos alunos de forma positiva em vários aspectos. Para nós foi uma grande conquista ter o Projeto de Vida como disciplina e vamos avançar ainda mais em 2024, inserindo novas turmas e capacitando mais professores — destaca a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
A cerimônia de encerramento da disciplina neste ano letivo contou ainda com as presenças do gerente de Políticas e Relações Governamentais da Chevron, Charles Guerra, e da coordenadora local do Instituto Aliança, a psicóloga Luciana Oliveira. O evento teve apresentação musical de alunos que participaram do Projeto de Vida durante o período de funcionamento como contraturno.
Também foram exibidos depoimentos de alunos sobre a importância do projeto nas suas vidas. Eles destacaram a melhora no rendimento e na frequência escolar, o comprometimento maior com a educação e com os desafios para o futuro, além de outros aspectos como respeito, disciplina, empatia, controle da ansiedade e sobre ter uma percepção mais clara sobre si mesmo, seus sonhos e oportunidades.
O Programa Transformando o Presente e Projetando o Futuro (TPPF) é focado no desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes e atua também com tecnologias da informação e comunicação e reforço em português e matemática.
— Durante todo este ano em que o Projeto de Vida se tornou disciplina, desenvolvemos uma série de ações, com a presença constante das equipes do Instituto Aliança. Tivemos capacitações, visitas técnicas, rodas de conversa e avaliações feitas por professores e alunos — relatou a coordenadora Pedagógica de Projeto de Vida da Semed, Karolyne Alves, ressaltando o avanço do projeto e a construção de todo o material e conteúdo adequado à realidade sanjoanense.