Ação acontece na terça-feira, 14, no Centro Municipal de Práticas Integrativas, das 9h às 11h,
O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, será marcado em São João da Barra pelo evento intitulado “Diabetes: educação para proteger o futuro”, que acontece das 9h às 11h, no Centro Municipal de Práticas Integrativas. Realizada pela Secretaria Municipal de saúde, por meio do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e aberta ao público, a ação vai contar com rodas de conversa, aulão de ritmos, de ioga, musculação, massagem relaxante e ventosaterapia, além da participação do palhaço Doutor da Alegria.
A coordenadora do Hiperdia, Cátia Assis, reforça que o município oferece tratamento e acompanhamento para os pacientes via unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Hiperdia. “Nosso papel é apoiar, orientar os pacientes sobre as informações em saúde, pois a diabetes é uma doença que apresenta complicações se não for tratada corretamente“, informou.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer pessoa pode ter diabetes. O importante, no entanto, é analisar alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença, como: a presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos.
O Dia Mundial do Diabetes foi uma data escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reforçar a conscientização a respeito da doença, principalmente para evidenciar a importância da prevenção e oferecer alternativas para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes.