Prefeitura inicia mais uma etapa de implantação da ciclofaixa na Formosa

Ampliação do sistema cicloviário de Campos faz parte do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, e também atende a uma solicitação das entidades do setor produtivo do município

Dentro da meta do atual governo de inserção do município nos parâmetros do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Campos iniciou, neste domingo (24), mais uma etapa de implantação da ciclofaixa na Rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), no trecho entre a Rua Barão da Lagoa Dourada e a Rua Visconde de Rio Branco. Esta sinalização específica para uso exclusivo de bicicletas fará ligação com a ciclofaixa já existente da Rua Raul Abbott Escobar, até a Avenida Presidente Kennedy, totalizando 5,2 quilômetros.
Campos possui, atualmente, um total de 55 quilômetros de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota. Até 2024, os ciclistas ganharão mais 12 quilômetros de rotas.
De acordo com o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, a ciclofaixa no atual trecho da Formosa irá integrar com a ciclofaixa que será implantada na Rua Barão da Lagoa Dourada, esta visa atender, principalmente, a população estudantil do IFF, Liceu e demais escolas da região, e da Barão de Miracema, que integrará o sistema desde a Avenida Tancredo Neves, no Jardim Carioca, passando pela Ponte Barcelos Martins, até a Tenente Coronel Cardoso.
“A ampliação do sistema cicloviário de Campos faz parte do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, e também atende a uma solicitação das entidades do setor produtivo do município feita diretamente ao prefeito Wladimir Garotinho com a finalidade de garantir a mobilidade e aumento do fluxo de pessoas no Centro Histórico Comercial”, disse Sérgio Mansur.
A Guarda Civil Municipal (GCM), neste primeiro momento, atua no trecho em caráter preventivo e orientando os motoristas quanto a implantação da ciclofaixa na Formosa. A partir do próximo sábado (30), os guardas atuarão em caráter punitivo, com multas. Estacionar em ciclofaixas ou ciclovias é uma infração grave, segundo o Código Nacional de Trânsito (CTB). A penalidade é a multa no valor de R$ 195,23 e, além disso, são gerados 5 pontos na CNH do motorista infrator.

Mais Lidas

Veja também