Curso técnico do Programa Saúde com Agente é concluído em SJB

Participantes receberam o certificado e também um kit com material de trabalho nesta quinta

O curso técnico do Programa Saúde com Agente, destinado aos 72 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, foi concluído em São João da Barra. A proposta foi fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Os participantes receberam os certificados de conclusão nesta quinta-feira, 24, no Grupo da Terceira Idade Maria Júlia Aquino. A realização foi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional da Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde e Prefeitura.

O curso, com carga horária de 1.280 horas, aconteceu de forma híbrida, de agosto de 2022 até julho de 2023, com atividades na modalidade de Educação a Distância (EAD) e práticas presenciais. As aulas teóricas foram ministradas por tutores, enquanto as práticas, por preceptores — enfermeiras das unidades de Estratégia Saúde da Família e biólogo da Vigilância em Saúde do município. Foram temas abordados: a realização de diagnóstico das condições de vida e saúde da população de forma articulada com profissionais da Atenção Básica, ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde, além do desenvolvimento de um trabalho integrado com a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica.

— O curso foi uma determinação do Ministério da Saúde e a ampliação dos conhecimentos vai facilitar e melhorar o atendimento dos agentes à população. Em alguns casos, os pacientes precisam de um cuidado mais especial e eles estarão aptos a prestar esse atendimento, como, por exemplo, aferição de pressão arterial, glicemia e oxigenação do sangue. O trabalho da saúde só é possível e bem-sucedido devido a união e boa vontade para fazer com que isso aconteça. Os agentes estão de parabéns e agradeço pela dedicação, empenho e esforço em participarem desta capacitação — declarou a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés.

Todos os agentes receberam um kit individual de trabalho contendo blusa, material de escritório, fita métrica, aparelho para aferição de glicemia com as fitas e, nas próximas semanas, receberão oxímetro e aparelho digital de aferição de pressão. A agente comunitária de saúde Maria das Graças Gomes da Silva, que atua há 14 anos na área do Chapéu do Sol, foi uma das que receberam o certificado. “Esse curso, além de reforçar questões relacionadas ao trabalho que já desenvolvemos, foi fundamental para aquisição de novos conhecimentos, para que possamos atuar da forma correta. Isso vai valorizar o nosso trabalho e trazer mais segurança, confiança e uma maior satisfação para população”.

Marcaram presença no evento os coordenadores municipais de Atenção Básica, Luziane Ambrosio; de Vigilância em Saúde, Marcos Machado; e das unidades de Estratégia Saúde da Família, Roberta Machado. Também participaram o chefe de Gabinete, Alexandre Magno Estefan, a coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Ardala Felipe, e a vereadora Soninha Pereira.

 

Mais Lidas

Veja também