Programa de Assistência aos Ostomizados e Hemodialisados é referência regional

O PAPOH conta com cerca de 400 usuários assistidos e realiza, em média, 500 atendimentos por mês

 (Foto: Kelly Maria / Divulgação)
Desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, a Prefeitura vem investindo em uma saúde de qualidade para toda Campos e com o Programa de Assistência aos Pacientes Ostomizados e Hemodialisados (PAPOH), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não é diferente. O PAPOH presta auxílio aos usuários com estomias intestinais, urinárias, respiratórias, alimentar, pacientes hemodialisados e suporte às pessoas do núcleo familiar dos pacientes, além de realizar avaliação do processo cirúrgico e, quando possível, a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal em parceria com Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).
O programa de Campos é referência regional e conta com mais de 400 usuários assistidos. O enfermeiro Jetro Medeiros Pereira, gestor do programa, aponta que o PAPOH realiza, em média, 500 atendimentos por mês. Neste mês, o espaço recebeu insumos que abasteceram o estoque com materiais essenciais para uso dos usuários assistidos. “O programa passou, recentemente, por melhorias em sua estrutura física, proporcionando mais conforto para os usuários e funcionários”, ressaltou.
A Diretora dos Programas de Saúde, Francielle de Oliveira Lima, afirma que o PAPOH tem avançado no atendimento prestado pela equipe multidisciplinar que conta com nutricionista, psicóloga, cirurgião geral, clínico geral, assistente social e equipe de enfermagem. “O programa vem ampliando ações executadas com excelência para suporte dos usuários da rede de saúde do nosso município”.
Andressa Vieira dos Santos Correia, mãe do Rainer, falou da importância da assistência do programa na vida da família. “O atendimento é excelente. Meu filho usa sonda devido a gastrostomia e desde o primeiro atendimento eu gostei bastante”.
Outro usuário satisfeito é o Ivo Ribeiro, paciente ostomizado que agradeceu a equipe pela assistência e atendimento prestado. “Eu só tenho a agradecer, principalmente, pelo profissionalismo dos funcionários daqui. Sempre fui muito bem atendido e é muito bom saber que nós podemos contar com essa estrutura e profissionais de qualidade”.
O programa funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Gil de Góis, 108. O telefone para contato é o (22) 98173-0217.

Mais Lidas

Veja também