SJB: Secretaria Municipal de Agricultura orienta criadores a atualizar cadastro dos rebanhos

Procedimento é obrigatório após o Rio de Janeiro passar para o status de “área livre da febre aftosa sem vacinação”

 

Desde antes do início de novembro, a Secretaria Municipal de Agricultura de São João da Barra vem orientando os criadores de gado bovino e bubalinos a realizarem a atualização do Cadastro dos Rebanhos junto à Defesa Agropecuária Estadual. O trabalho vem sendo realizado em todo o território fluminense após o Estado do Rio de Janeiro ter sido elevado pelas autoridades sanitárias à condição de “área livre de febre aftosa sem vacinação”.

Com o novo “status”, os criadores fluminenses que vacinaram seus rebanhos em abril último, precisam apenas realizar o cadastro para estar em dia com a situação regularizada. Ao todo, o rebanho bovino sanjoanense é estimado em 24 mil cabeças.

A Secretaria lembra aos criadores que eles têm até o dia 31 deste mês para realizarem o procedimento. Para isso, devem acessar o link https://https://www.declaracaoeatualizacaocadastral.rj.gov.br/atualizacaocadastral.php. Para quem preferir realizar presencialmente, a orientação é comparecer à sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Rua São Benedito, n° 173 – Centro) ou ao Núcleo de Defesa Agropecuária em Campos dos Goytacazes (Rua Visconde de Inhaúma, n° 102 – Pq. Tamandaré), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documento de identificação pessoal.

“Esse procedimento passa a ser obrigatório duas vezes por ano, em maio e novembro, como forma de manter o controle da sanidade dos rebanhos. Essa é a única forma que as autoridades têm para manter nosso estado na condição de ‘área livre de aftosa sem vacinação. Por isso, todos devem colaborar’”, orienta o secretário Wagner Barros.

 

Mais Lidas

Veja também