Reconhecer a importância histórica da Associação Comercial e Industrial. Esta foi uma das finalidades do roteiro do Walking Tour Macaé, que foi iniciado nesta sexta-feira (8) no espaço que funciona desde 1923 na Avenida Rui Barbosa, área central da cidade. Com olhares atentos, os participantes do circuito tiveram acesso às instalações e informações do local, que é reconhecido por contribuir com o progresso e desenvolvimento social e econômico de Macaé. A programação segue nos dias 22 e 29 deste mês e 6 de dezembro. As inscrições estão abertas pelo e-mail
macaewt@gmail.com, por onde também é encaminhada a confirmação e todas as informações sobre o Walking Tour.
O passeio, guiado oferecido pela Secretaria Adjunta de Turismo, inclui visita pela galeria de artes com obras do pintor Di Mendonça, que retratam pontos como Morro de Santana, canal artificial Campos-Macaé (segundo mais longo do mundo que demorou 20 anos para ficar pronto e ficou em atividade apenas três anos) e Subestação Elétrica de Macahé, que funcionou nas adjacências do atual Colégio Estadual Luiz Reid. Diante das telas, a guia de turismo, Paloma Rosa, responsável pela condução do passeio encantou os participantes, que souberam detalhes relacionados à ACIM. “Através do apoio e intervenção da Associação Comercial e Industrial, Macaé teve várias conquistas positivas, a exemplo do Senai, que se instalou em 1994”, destacou.
Na ocasião ela citou fatos importantes como o funcionamento da Fábrica Lynce Macaé, o Moranguitto e o papel de fortalecimento socioeconômico da ACIM, que foi fundada em 1916 na Associação Comercial, no prédio da Sociedade Musical Nova Aurora e também abrangia a lavoura.
Animadas com a programação, as amigas Viviane Lins e Vanessa Gomes afirmaram que fizeram questão de se inscrever. “Este é nosso segundo roteiro e considero importante saber mais sobre a história da cidade, que desde fevereiro estou morando. A programação será recomendada para outras pessoas”, contou Viviane.
A previsão é que no dia 13 de dezembro, aconteça o passeio histórico pelo Solar de Monte Elísio. O prédio histórico atualmente abriga parte do Colégio Castelo e foi construído a partir de 1852 pelo Visconde de Araújo como presente para sua esposa, a viscondessa Luiza Leopoldina de Araújo. As próximas edições de visita guiada ao local acontecem nos dias 28 de junho e 5 de julho.
Confira a datas e os horários das próximas edições do Walking Tour:
08/11 às 15h.
22/11 às 10h.
29/11 às 15h.