Seminário de Alfabetização e Mostra Psicopedagógica reúnem profissionais da rede municipal

Professores, mediadores, diretores, pedagogos e gestores das escolas municipais participaram nesta quinta-feira, 7, do IV Seminário de Alfabetização e da IV Mostra Psicopedagógica. Os eventos, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, foram realizados simultaneamente durante todo o dia na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São João da Barra (Sispusba).

Organizados pela coordenadora pedagógica do Ciclo Alfabetizador, Luciana Paula, e pela coordenadora de Psicopedagogia, Regina Barros, os dois eventos lotaram o auditório do Sispusba com a presença dos profissionais de educação da pré-escola ao quinto ano, que compartilharam experiências e conhecimentos de boas práticas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

A abertura foi feita por alunos do Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea II), de Grussaí, que interpretaram o Hino Municipal em Libras. Na sequência, foram apresentadas as boas práticas educativas e foi realizada palestra sobre o tema com a psicóloga e mestre em Educação Elaine Constant, professora associada da Faculdade de Educação e da pós-graduação do Programa de Políticas Públicas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que falou sobre os eventos.

“Priorizou-se a prática pedagógica na alfabetização. Interessante como as táticas foram apresentadas, bem contextualizadas, não distantes de concepções teóricas e enriquecedoras. Um público muito grande, atento e participativo. A Secretaria de Educação se mostra atenta à formação dos profissionais, não apenas técnica, mas também humana ligada à alfabetização”, disse a palestrante.

A Mostra Pedagógica apresentou a diversidade dos recursos utilizados pelos 45 psicopedagogos da rede municipal. São jogos e vários objetos lúdicos que auxiliam na aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, destacou a importância dos dois eventos e da integração dos profissionais da educação pública do município. “Tanto o Seminário de Alfabetização quanto a Mostra Pedagógica demonstram que nossas equipes estão buscando cada vez mais avançar na qualidade da educação na rede municipal, compartilhando experiências e trabalhando de forma coesa, o que é fundamental no desafio cotidiano do processo ensino-aprendizagem”, afirmou a secretária.

Mais Lidas

Veja também