Semed promove palestra de prevenção ao câncer no encerramento do Outubro Rosa

Funcionários aderiram à campanha vestindo rosa e participam do evento informativo sobre os sinais e sintomas da doença

A Secretaria de Educação de São João da Barra promoveu, nesta quinta-feira, 31, uma palestra com o tema “O câncer não é uma sentença de morte”, ministrada por Vanessa Bastos, terapeuta capilar que está passando pelo processo de cura da doença. O objetivo, no encerramento do Outubro Rosa, foi conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde feminina, incentivando a realização de exames regulares e promovendo informações sobre os sinais e sintomas do câncer de mama.

Durante o evento, a palestrante compartilhou um fato curioso: foi sua cachorrinha Cristal quem descobriu a doença. “Ela começou a cheirar minha blusa, olhou nos meus olhos e começou a latir. Fiquei assustada. De repente, ela cheirou e tocou minha mama. Liguei o alerta! Procurei médicos e fiz exames para entender o que estava acontecendo com o meu corpo”, relatou Vanessa. Ela também destacou a importância de uma rede de apoio, da fé, de um estilo de vida saudável e do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional nesse processo. Para mais relatos, seu Instagram é @vanessa2024397.

— Mais do que uma campanha, o Outubro Rosa é um lembrete para cada um de nós: a prevenção salva vidas. Fiquem atentos, cuidem-se e façam seus exames. Valorizem a prevenção e o autocuidado — ressaltou a secretária de Educação, Angélica Rodrigues. Funcionários da Secretaria de Educação foram trabalhar vestindo blusas cor de rosa em apoio à campanha, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A ação reforçou o comprometimento da equipe com a saúde e o bem-estar, além de incentivar a realização de exames preventivos entre colegas e na comunidade. “Foi um momento de reflexão, um olhar mais atento para nós mesmos. As outras demandas do dia a dia são importantes, mas sem saúde, não vamos a lugar algum”, destacou a coordenadora-geral de Educação, Janaína Monteiro.

Mais Lidas

Veja também