Profissionais de psicologia da Educação de SJB participam de congresso

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São João da Barra participam, de 3 a 6 de julho, do XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe), onde irão apresentar cinco relatos de experiências com projetos desenvolvidos nas unidades escolares do município. O evento, que acontece na Universidade Paulista (Campus Paraíso), em São Paulo, tem como tema “Profissionais da Educação: por uma Psicologia em Defesa dos Direitos Humanos”.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee) e a Universidade Paulista (Unip). A finalidade é favorecer a melhoria dos serviços psicoeducacionais, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; oportunizar a apresentação de estudos, pesquisas aplicadas e proposições sobre o respeito aos direitos humanos e à educação; contribuir para a formação do psicólogo escolar e do educador, considerando as características regionais, nacionais e internacionais, dentre outras.

Gisele Pessin e Michele Mota, psicóloga e coordenadora da equipe multidisciplinar, respectivamente, relatam suas experiências na rede municipal de Educação. Com a temática “Violência e Preconceito na Escola”, o psicólogo Salvador Campos Corrêa partilha suas experiências com o projeto “Cultura de Paz nas Escolas: Relatos de Experiência com Processos Circulares em SJB”; no campo da Educação e Direitos o tema é “Prevenção à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Uma Atuação Multidisciplinar”, com a psicóloga Luisa Maria Duarte Valentim. Ela ainda faz um relato sobre a atuação do Serviço de Psicologia na Educação Sexual e Questões de Gênero. Finalizando, a psicóloga Priscila Cristina Maciel aborda o tema “Educação Gerontológica e Desenvolvimento Humano na Escola: O que a Psicologia tem a Ver com Isso?”.

“A participação dos psicólogos no Conpe é de suma importância devido à oportunidade de representar o município em esfera nacional por meio de trabalhos já implementados na Educação. Além disso, é uma oportunidade de atualização profissional, network, influência em políticas nacionais e valorização profissional”, ressaltou a coordenadora Michele Mota.

Mais Lidas

Veja também