Gincanas, atividades de alongamento e psicomotricidade, bingo silábico, roleta de palavras, jogos de sílabas. Essas são algumas das ferramentas educativas trabalhadas nesta quarta-feira, 29, nas escolas municipais de São João da Barra, proporcionando aos estudantes um dia diferente, inserindo jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem. Foram dois projetos simultâneos: o Dia do Desafio, iniciativa proposta mundialmente, e o Aprender Brincando, que integram o calendário letivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e têm como proposta incentivar os estudantes de forma lúdica, em um dia repleto de desafios e muita diversão.
As atividades foram realizadas em todas as unidades para os alunos da educação infantil ao ensino fundamental II, além do Acelera e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e envolveram coordenações, professores e todas as equipes técnicas e de apoio. “É legal participar porque a gente brinca muito, mas aprende ao mesmo tempo”, afirmou Arthur Oliveira Azevedo, 9 anos, aluno do quarto ano da Escola Municipal Elysio de Magalhães, de Barcelos, empolgado com os jogos apresentados pelos professores de todas as disciplinas. “É um dia diferente, que torna o dia de aula diferente e nos faz querer aprender mais”, completou João Lucas Maciel Barboza, 7 anos, que cursa o segundo ano também no Elysio. Ele destacou a trilha da subtração, um jogo de dados utilizado na aula de matemática, como um dos preferidos.
A secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues, ressaltou a importância de trabalhar o lúdico com os estudantes. “Tanto o Dia do Desafio quanto o Aprender Brincando estimulam nossos alunos a quererem aprender cada vez mais e transformam o ambiente da escola em um local de alegria e a interação entre as turmas e as equipes das escolas, que têm autonomia para desenvolverem as atividades apropriadas para todas as faixas etárias e níveis de escolaridade”.