Novo prazo para interessados se inscreverem na qualificação nas áreas de operação e manutenção da empresa é 3 de maio, sexta-feira
Foi prorrogado para 3 de maio, sexta-feira próxima, o prazo de inscrições para a edição 2024 do “Geração Portuária”. Os cursos de Operador de Equipamentos Portuários e Técnicas de Manutenção Eletromecânica integram o programa de formação de mão de obra desenvolvido pela empresa Ferroport, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas são gratuitas.
A proposta é qualificar a população local para atuar nas áreas de operação e manutenção da empresa, instalada no Porto do Açu. No caso de operação, as vagas são exclusivas para mulheres moradoras de SJB. As inscrições devem ser feitas pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/ferroport/geracao-portuaria.
Para a área de manutenção, as 30 vagas são, de preferência, para mulheres e pessoas negras, maiores de 18 anos, residentes em Campos ou SJB. A exigência é que os candidatos, com ou sem experiência, tenham concluído cursos técnicos ligados à área de manutenção industrial em, no máximo, até dois anos. Já para a formação na área de operação, são 25 vagas para mulheres de SJB maiores de 18 anos e com ensino médio completo.
O processo seletivo dos candidatos será no mês de maio. Os 55 aprovados começam os cursos em junho, com aulas ministradas pela Firjan Senai, em Campos e São João da Barra, à tarde. O cronograma da capacitação teórica tem a duração de dois meses. Os alunos passarão por processo de avaliação e os 20 aprovados seguirão para a capacitação prática nas áreas de manutenção e operação da Ferroport por 10 meses. Durante todo o período de formação os trainees receberão bolsa-auxílio.