Alunos da E.M. Municipal Frederico Paes Barbosa declamaram poesia, encenaram peça teatral e aprenderam mais sobre o município
História e Cultura aliadas às características geográficas e sociais do município de Campos. Por meio desses elementos, a Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, situada no Parque Novo Mundo, realizou a “II Expo Campos Frederico”, que teve como objetivo mostrar aos alunos um pouco do município com seus costumes e artes. O evento contou com a participação da escritora Gisele da Silva Gonçalves, autora do livro “A Cavalhada de Santo Amaro: uma tradição da Baixada Campista”, que conta fatos enriquecedores da cultura da cidade.
De acordo com a gestora da unidade, Maria de Fátima Ferreira Alonso Alves, os trabalhos realizados pelos alunos contaram com a orientação dos professores e trouxeram ainda uma minipeça teatral falando sobre o trabalho escravo no Brasil. Os estudantes também fizeram uma homenagem ao músico campista Dom Américo, o Osvaldão, com uma coreografia sobre o Hino de Campos, gravado pelo artista.
Foram abordados aspectos indígenas, sua arte, além da exposição de cartazes com pesquisas e imagens representativas dos temas pesquisados. As alunas Hemmelly Nunes Barreto e Lara dos Santos da Silva, da turma 801, declamaram um poema que escreveram em homenagem a Campos.
A I Expo Campos foi realizada no ano passado e, de acordo com a gestora, os alunos gostaram tanto que se tornou parte do calendário cultural da escola. “Considero um trabalho de extrema importância para o crescimento dos alunos em todos os aspectos, visto a abordagem a temas tão relevantes sobre nossa cidade, muitas vezes desconhecidos por essa nova geração”, disse.
Segundo ela, por meio de diversas expressões artísticas, os alunos conseguem demonstrar toda a aprendizagem adquirida. “O nosso aluno, em sua maioria, desconhece a história de nosso município, que, no passado, foi cenário latino-americano e mundial. Este ano eles aprenderam que Campos é o único município do Rio de Janeiro que apresenta a Cavalhada. É um momento único em que eles se envolvem com a cidade onde moram, em uma sensação de pertencimento e descobrem fatos importantes sobre ela”, completou.